A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

Indústria e Comércio

Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

O setor industrial, além de elaborar projetos que visem o incentivo à instalação de novas empresas, são beneficiados com a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município. (fotos de placas de incentivo) Cotrijal/Jan

O setor Comercial tem a finalidade de promover campanhas a nível local e regional, como o Natal Étnico Premiado, incentivando assim o crescimento do comércio, além de promover e organizar feiras e exposições. (fotos natal étnico premiado).

graficos

ESCOLA SENAI

senai-2senai-1Instalada na Rua Senador Salgado Filho, 1275, Bairro Vila Nova, a Escola João Wallig do Senai em parceria com diversas empresas do Município, bem como com a Prefeitura Municipal, disponibiliza curso de manutenção no setor Metal-Mecânico, Curso de solda e Curso de desenho técnico mecânico e metrologia básica.

O prédio foi adquirido no final de 2009, tem uma área total de 42.484m2 e foram investidos R$ 1.050.000,00. Lá funcionará além da escola Senai, mais quatro microempresas, no ramo da indústria e ou prestação de serviço.

Cursos EAD em parceria com o Instituto Federal Farroupilha

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO

secretariado-2 secretariado-1O Curso Técnico em Secretariado foi criado em 2012, e disponibiliza 40 vagas anualmente. É viabilizado em Não-Me-Toque através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi-RS.

O Técnico em Secretariado é oferecido na Modalidade à Distância, portanto sendo realizado de forma on-line com algumas aulas presenciais, que ocorrem juntamente com as provas na EMEF Ernesto João Cardoso, no turno da noite e/ou aos sábados. O curso tem duração de 04 módulos, totalizando 1070 horas, sendo 180 delas destinadas ao estágio curricular supervisionado e 80 horas destinadas às atividades complementares, a serem realizadas fora dos componentes curriculares obrigatórios.

OBJETIVOS

Formar profissionais competentes, para atuarem, preferencialmente, nas atividades de assessoria técnica, assessoria direta e administração em secretaria de organizações comerciais, industriais e agrícolas, cooperativas, órgãos de classe, prestadoras de serviços e instituições do setor privado ou público.

Atender a demanda do mercado de trabalho regional por esse tipo do profissional, preparar profissionais com conhecimentos técnicos que lhes permitam executar atividades de assessoramento ao processo decisório, possibilitar aos profissionais, que já atuam na área, a aquisição de competências e habilidades, como sistema de atualização permanente.

secretariado-3PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O perfil pretendido do egresso do Curso Técnico em Secretariado, deve apresentar as seguintes competências gerais da área profissional:

  • Demonstrar atitude proativa, visando suprir as necessidades logísticas dos departamentos;
  • Trabalhar em equipe, proporcionando um ambiente profissional saudável e harmonioso.

Além das competências já especificadas, também serão propiciadas ao aluno, condições que lhe permitam (atribuições e responsabilidades):

  • atuar de forma participativa com o todo organizacional, colaborando no alcance dos objetivos da empresa;
  • planejar e administrar seu tempo e tarefas, buscando a qualidade no desenvolvimento do trabalho, com sua chefia ou departamento;
  • atender e recepcionar pessoas, inclusive utilizando os idiomas espanhol e inglês;
  • selecionar, direcionar e acompanhar o fluxo de correspondência e agilizar a informação;
  • organizar arquivos e informações departamentais;
  • preparar e assessorar viagens e reuniões empresariais;
  • redigir textos e documentos administrativos;
  • digitar, de forma qualitativa e funcional, instrumentos de comunicação, usando processadores de textos, agenda, planilhas eletrônicas e bancos de dados em microcomputadores;
  • assessorar na organização de eventos de pequeno e médio porte na empresa;
  • mediar conflitos nas relações interpessoais no ambiente de trabalho;
  • atuar segundo os princípios do código de ética da categoria;
  • ser conhecedor de técnicas secretariais, com excelência;
  • aprender a atualizar-se constantemente, de acordo com as exigências de mercado, buscando o aperfeiçoamento.

REQUISITOS DE ACESSO

secretariado-4O ingresso no Curso Técnico em Secretariado é através de processo seletivo, organizado pelo Instituto Federal Farroupilha. Como o curso é na Modalidade Subsequente, o candidato deverá ter Ensino Médio completo no ato da matrícula.

Maiores informações acerca do mesmo podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através do telefone (54) 3332 3388, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento (54) 3332 3177 ou através do site do Instituto Federal Farroupilha (www.iffarroupilha.edu.br).


CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

Implantado no primeiro semestre de 2012, o curso técnico em Mecânica oferece 25 vagas. O curso tem duração de dois semestres.

O curso de mecânica será uma extensão, uma vez que a Escola de Taquara é um Centro de Referência Técnica Estadual. A comissão constatou que a base curricular está de acordo com as necessidades das empresas locais, bem como que a estrutura física do SENAI poderá ser utilizada para aulas práticas, além de práticas nas empresas.

O curso na modalidade pós-médio (subsequente) prevê 1.600 horas/aula/prática sendo 02 anos de curso mais Estágio de 360 horas, que acontecerá nas empresas locais. O Edital deverá sair no mês de setembro, o período de inscrições será em outubro e em dezembro haverá uma prova de seleção, para início das aulas em fevereiro de 2011.

Através deste curso pretende-se atender a demanda de qualificação de mão-de-obra e oportunizar a profissionalização da população nãometoquense.


CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

meioambiente-1 O Curso Técnico em Meio Ambiente foi criado em 2013, e disponibiliza 40 vagas anualmente. É viabilizado em Não-Me-Toque através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa-RS.

O Técnico em Meio Ambiente é oferecido na Modalidade à Distância, portanto sendo realizado de forma on-line com algumas aulas presenciais, que ocorrem, juntamente com as provas, na EMEF Ernesto João Cardoso, no turno da noite e/ou aos sábados. O curso tem duração de 04 módulos, totalizando 950 horas, sendo 50 horas destinadas às atividades complementares, a serem realizadas fora dos componentes curriculares obrigatórios.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a formação profissional em nível técnico subsequente ao ensino médio, possibilitando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão com vistas a sustentabilidade ambiental a partir da sensibilização, valoração do ambiente natural e avaliação das intervenções antrópicas para aplicar os princípios de prevenção e recuperação ambiental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais, colaborando na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais,
  • Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental, atuando na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem, identificando as intervenções ambientais, analisando suas consequências e operacionalizando a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos;
  • Identificar as características dos principais ecossistemas, a importância da preservação das florestas para a manutenção da biodiversidade e de serviços ambientais correspondentes, estabelecendo relações entre cobertura vegetal, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas situados no território brasileiro.

REQUISITOS DE ACESSO

O Instituto Federal Farroupilha, em seus processos seletivos, adotará o disposto nos regulamentos organizados pela Comissão Permanente de Seleção, conforme edital próprio a cada processo seletivo e de acordo com a legislação vigente.

Para efetivação da matrícula no Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente ao Ensino Médio é pré-requisito ter o ensino médio concluído e comprovado mediante certificação legal.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

meioambiente-2O IF Farroupilha, em seu curso Técnico em Meio Ambiente, prioriza a formação de profissionais, onde o egresso seja qualificado para identificar e compreender os problemas ambientais, tomar decisões e propor soluções sustentáveis, capazes de coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentos ambientais; intervir no sentido de minimizar situações de risco ambiental; colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais e auxilia na aplicação e fiscalização da legislação ambiental; participa na avaliação de modelos de gestão ambiental, utilizados no uso de recursos naturais e nos processos produtivos; elabora e acompanha a implementação de projetos de ambiência e de educação ambiental; atua com base em princípios éticos e de maneira sustentável; seja cidadão crítico, propositivo e dinâmico na busca de novos conhecimentos ligados a sua área de atuação.

Maiores informações acerca do mesmo podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através do telefone (54) 3332 3388, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento (54) 3332 3177 ou através do site do Instituto Federal Farroupilha (www.iffarroupilha.edu.br).


CURSO TÉCNICO EM VENDAS

vendas-1 vendas-2O Curso Técnico em Vendas foi criado em 2013, e disponibiliza 40 vagas anualmente. É viabilizado em Não-Me-Toque através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa-RS.

O Técnico em Vendas é oferecido na Modalidade à Distância, portanto sendo realizado de forma on-line com algumas aulas presenciais, que ocorrem, juntamente com as provas, na EMEF Ernesto João Cardoso, no turno da noite e/ou aos sábados. O curso tem duração de 04 módulos, totalizando 920 horas, sendo 120 delas destinadas ao estágio curricular supervisionado e 50 horas destinadas às atividades complementares, a serem realizadas fora dos componentes curriculares obrigatórios.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais que, com caráter e consciência crítico-construtiva,

consigam dominar as estratégias e a processualidade das atividades de vendas e que possam contribuir com o trabalho de planejamento e execução de programas voltados à viabilidade e sustentabilidade dos empreendimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Possibilitar a profissionalização específica na habilitação profissional Técnico em Vendas para ingressarem e/ou se aperfeiçoarem para o mundo do trabalho.
  • Desenvolver possibilidades formativas que contemplem as múltiplas necessidades socioculturais e econômicas dos sujeitos, reconhecendo-os como cidadãos e futuros trabalhadores.
  • Priorizar a ética e o desenvolvimento da autonomia e do pensamento, de modo a formar além de técnicos, pessoas que compreendam a realidade e a profissionalização como um meio pelo qual o trabalho ocupe espaço na formação, como princípio educativo.

REQUISITOS DE ACESSO

O Instituto Federal Farroupilha, em seus processos seletivos, adotará o disposto nos regulamentos organizados pela Comissão Permanente de Seleção, conforme edital próprio a cada processo seletivo e de acordo com a legislação vigente.

Sendo pré-requisito para efetivação da matrícula no Curso Técnico em vendas Subsequente Médio, ter ensino médio concluído e comprovado mediante certificação legal.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

  •  Profissional com capacidade de contribuir no desenvolvimento de estudos mercadológicos, para avaliação do comportamento do mercado consumidor e dos aspectos externos à empresa.
  • Profissional qualificado para assessorar no desenvolvimento de inovações em produtos e serviços para atender as expectativas do mercado consumidor.
  • Profissional com capacidade para auxiliar no desenvolvimento do plano de vendas das organizações e implementar os programas e ações comerciais das empresas.
  • Profissional que possua conhecimento e domínio das técnicas de negociação para o desenvolvimento das atividades de venda das organizações.
  • Profissional com capacidade para articular a preparação do ambiente de vendas dos distintos canais de marketing que uma organização poderá utilizar para dispor seus produtos/serviços ao mercado consumidor.
  • Profissional consciente da importância estratégica e sistêmica das atividades de pré-venda, venda e pós-venda como fatores importantes para a vantagem competitiva das organizações.
  • Profissional comprometido com a mudança e agente de transformação, a partir da percepção das necessidades dos consumidores, das tendências do mercado e das inovações tecnológicas.
  • Profissional comprometido com o desenvolvimento local.
  • Ao concluir o Curso, o aluno deve apresentar as seguintes competências gerais da área profissional:
  • Estudar os produtos e serviços da empresa, caracterizar os tipos de clientes e recolher informações sobre a concorrência e o mercado em geral.
  • Preparar ações de venda.
  • Promover e efetuar a venda de produtos e serviços junto aos clientes, bem como a organização do ambiente de venda.
  • Promover serviço de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pósvenda.
  • Organizar e gerenciar os arquivos dos clientes.
  • Colaborar na captação de novos clientes.

Maiores informações acerca do mesmo podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através do telefone (54) 3332 3388, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento (54) 3332 3177 ou através do site do Instituto Federal Farroupilha (www.iffarroupilha.edu.br).


CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO (FORMATURA DA 1ª TURMA)

agricultura-1 agricultura-2Implantado em 2011, é o primeiro curso Técnico em Agricultura de Precisão do Brasil, oferece 40 vagas e tem a duração de 2 anos e meio.

Instalado em Não-Me-Toque como extensão do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, numa iniciativa do Governo Municipal que contou com o apoio das empresas Stara, Cotrijal e Augustin, o Curso Técnico em Agricultura de Precisão vem atender uma demanda crescente do setor agrícola. A tecnologia está disponível através de máquinas e financiamentos para aquisição, atendendo interesses de produtores de todos os portes, mas carente de mão de obra especializada.

O curso também oferece uma oportunidade de formação para quem tem o nível médio, sendo gratuito e com reconhecimento de MEC.

Últimas Notícias
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir