A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

Símbolos

Brasão de Armas e Bandeira do Município

simbolos_brasao“Lei n° 270, de 10 de dezembro de 1962 – Cria o Brasão de Armas do Município de Não-Me-Toque.”

“Art. 1° Fica criado Brasão de Armas do Município de Não-Me-Toque, conforme descrição a seguir:
Escudo português, partido, tendo como chefe, em campo de sinople (verde), um boi de prata como que ocupando a vasta campina que é fechada por uma tranqueira antiga em forma de portão de estância, também de prata, representando, estes dois símbolos em campo de sinople, o passado municipal, – a pecuária, que deu origem ao povoamento da região. Em ponta, em campo de goles (vermelho), simbolizando fecundidade, força e trabalho, um arado de ouro, representando a agricultura que é a riqueza atual, a partir de 1900, mais ou menos. O escudo está encimado por uma coroa mural de quatro torres, de prata, e colocando sobre um listel de blau (azul) com a inscrição:

NÃO-ME-TOQUE – HONRA E LABOR – 18 – XII – 1954, que é a data da Lei Estadual n.° 2.555, que criou o Município.”

simbolos_bandeiraLei n° 270 de 10 de dezembro de 1962 – Cria o Brasão de Armas do Município de Não-Me-Toque. Art. 1° Fica criado Brasão de Armas do Município de Não-Me-Toque, conforme descrição a seguir:

Escudo português, partido, tendo em chefe, em campo de sinople (verde), um boi de prata como que ocupando a vasta campina que é fechada por uma tranqueira antiga em forma de portão de estância, também de prata, representando, estes dois símbolos em campo de sinople, o passado municipal, – a pecuária, que deu origem ao povoamento da região. Em ponta, em campo de goles (vermelho), simbolizando fecundidade, força e trabalho, um arado de ouro, representando a agricultura que é a riqueza atual, a partir de 1900, mais ou menos. O escudo está encimado por uma coroa mural de quatro torres, de prata, e colocando sobre um listel de blau (azul) com a inscrição:

NÃO-ME-TOQUE – HONRA E LABOR – 18 – XII – 1954, que é a data da Lei Estadual n.° 2555, que criou o Município.


 Construindo Juntos: o Selo que une Gestão, Coração e Pessoas em Não-Me-Toque

No coração do município de Não-Me-Toque, um novo capítulo se inicia com a gestão “Construindo Juntos”. Este não é apenas um slogan, mas um compromisso visível no próprio selo que simboliza a união entre a administração e a comunidade.

Simbolismo do Coração: Calor Humano e União
O coração, peça central do selo, não é apenas um símbolo universal de calor humano, vida e união, mas também representa o compromisso desta gestão em colocar as pessoas no centro de suas ações.

Silhueta de Prédios e Pessoas: O Lema CONSTRUINDO JUNTOS
A silhueta que se destaca no coração não é apenas um desenho abstrato. Ela é a materialização do lema “CONSTRUINDO JUNTOS”. As figuras de prédios e pessoas entrelaçadas representam a colaboração entre a administração e a comunidade na construção do futuro do município.

As Cores que Contam uma História
O azul presente no selo transmite calma, segurança e tranquilidade, refletindo o compromisso da gestão em realizar ações planejadas e cuidadosas. Enquanto isso, o verde simboliza a conexão com a natureza, destacando a importância da agricultura, a raiz forte que sustenta o município.

Posicionamento em Formato de Arco: Boas-vindas à Nova Gestão
O formato de arco do logo não é apenas estético, mas também funcional. Ele cria uma sensação acolhedora, simbolizando as boas-vindas à primeira gestão liderada pela atual administração. Esta curva suave representa a abertura para novas ideias e a participação ativa da comunidade.

As Peças Internas: Construindo Juntos, Peça por Peça
As partes internas do coração, formadas por “peças” que se unem, são uma representação visual do lema “Construindo Juntos”. Cada peça representa um indivíduo, uma família ou um setor da sociedade, mostrando que é a união de todos que constrói a força e a identidade da cidade.

O selo da gestão “Construindo Juntos” não é apenas uma marca, mas um testemunho visual do compromisso da administração com a comunidade. É uma celebração da colaboração, da diversidade e do progresso que podem ser alcançados quando todos trabalham juntos na construção de um futuro sólido e promissor para Não-Me-Toque.

Logomarca do Cinquentenário do Município

simbolos_cinquentenarioA logomarca do Cinqüentenário do Município de Não-Me-Toque, foi criado com o objetivo de marcar a importância desta referida data para a cidade. Foi lançado em 2004, marcando os 50 anos de emancipação política administrativa do município.
Junto ao brasão foi colocado o slogan “50 anos… também faço parte”, escolhido em concurso promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O brasão foi um trabalho criado pela artista plástica Franciele Schons. No concurso do slogan a vencedora foi a estudante Indianara Grevenhagen Turela.


Logomarca do Sexagenário do Município

Logo 60 anos Não-Me-ToqueA logomarca do sexagenário do Munícipio de Não-Me-Toque, foi lançada em janeiro de 2014, ano que o município comemora 60 anos de emancipação política administrativa.

Embasada na logo da Capital Nacional da Agricultura de Precisão, onde a roda representa a indústria e o satélite representa a agricultura de precisão produzida nas indústrias naometoquenses, tornou-se um selo comemorativo, lançando na Expodireto Cotrijal 2014.

 

Selo comemorativo aos 70 anos de Não-Me-Toque

Esta trajetória está guardada na memória do seu povo, desenhada em cada pedaço desta terra.
A cidade que agrega os mais variados setores tem nas linhas da vinheta a representação de sua construção e evolução, nos mais variados segmentos econômicos.

Uma terra formada e construída por muitas mãos, por pessoas batalhadoras que independente das suas origens escolheram este lugar como seu lar. Uma terra de oportunidades e pessoas acolhedoras.

Em comemoração, a Administração Municipal criou o selo alusivo aos 70 anos. Em sua base, as folhas remetem a agricultura e a cor dourada remete ao grão, que faz da nossa Terra a Capital Nacional da Agricultura de Precisão. O coração, símbolo da Gestão, presente no selo, representa a transformação e evolução, e a força das pessoas. O selo tem o significado de passado, presente e futuro.

“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Construindo Juntos uma Não-Me-Toque para todos”

Mimo Oficial do Município (Mandala)

simbolos_mimoA Lei n ° 2.956 de 10 de agosto de 2004 instituiu e regulamentou o concurso para a escolha do Mimo Oficial do Município de Não-Me-Toque.

O símbolo é uma mandala, que representa o universo e tudo o que há nele. A mandala possui oito lados, em cada lado estão desenhados os potenciais econômicos e culturais do município de Não-Me-Toque. No centro, uma roda dentada, folhada a ouro, representa o setor metal-mecânico. No centro, uma decoupage com o Brasão do Município encravado num círculo contornado por uma faixa preta e outra branca, Na parte superior , sobre a faixa branca, o nome do município e a referência de localização estadual “RS”. Na parte inferior, sob a faixa branca a inscrição promocional do município: “Jardim do Alto Jacuí”.


Lemas e Títulos recebidos e adotados pelo Município:

Capital da Lavoura Mecanizada

A partir de 1930, a atividade agrícola nas terras de Não-Me-Toque, passou a exigir novas formas de adubação nas lavouras e o uso de máquinas agrícolas. Esse progresso na agricultura torna imprescindível a implantação da lavoura mecanizada.

Logo, a partir de 1949, com a chegada dos imigrantes holandeses, experientes na mecanização das lavouras, propiciou um avanço com a fabricação de máquinas agrícolas. Surgem empresas que passam a trabalhar com sementes selecionadas.

Todos esses aspectos justificam a fama do município, além de ser pioneiro no uso de tratores, plantadeiras, colheitadeiras, tornando Não-Me-Toque popularmente conhecida como “Capital da Lavoura Mecanizada”.

Não-Me-Toque, Jardim do Alto Jacuí

simbolos_lemaA Lei Municipal n° 843, de 03 de outubro de 1983, aprovou um concurso para a escolha do Lema Promocional para o município de Não-Me-Toque.

Entre muitas sugestões, foi oficializado e adotado o nome promocional “Jardim do Alto Jacuí”, lembrando um lugar florido, éden e terreno cultivado.

Insere-se nesse lema o incentivo para que os moradores cuidem dos jardins de suas casas, cultivando e preservando flores e folhagens nos espaços públicos e, plantando sementes pelos campos ou lavouras.

As Administrações municipais e os munícipes, tornam com esses cuidados, Não-Me-Toque, um jardim com muitas espécies de flores, fazendo da paisagem um atrativo para todos que visitam o município.

Capital da Agricultura de Precisão

A Agricultura de Precisão se tornou a mais importante inovação nas lavouras brasileiras nas últimas décadas. No ano de 2000 foi dado início a um projeto pioneiro no sul do Brasil para validar a tecnologia de Agricultura de Precisão: o Projeto Aquarius.

Desenvolvido em parceria entre a Fazenda Anna e as empresas Stara, Massey Ferguson, Cotrijal, Yara Fertilizantes e a Universidade Federal de Santa Maria, o Projeto Aquarius, aplica a tecnologia e sistematiza resultados com o objetivo de demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão. Com o ingresso da Cotrijal, em 2005, o projeto saltou da Fazenda Anna para propriedades de associados da cooperativa em vários municípios na região.

Ainda no ano de 2007 a Lei Municipal nº 3.343 reconheceu a cidade como “Capital da Agricultura de Precisão”. E a Lei Estadual nº 12.744, de 2007, que declarou o município como “Capital da Agricultura de Precisão”.

Em setembro de 2009 a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 124/09, de autoria do deputado Luiz Carlos Heinze, que confere ao município de Não-Me-Toque o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”.

Em 29 de outubro de 2009 o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.081 que confere ao município de Não-Me-Toque, o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”.

Hino a Não-Me-Toque

Em 2014 foi realizado o concurso municipal promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto foi instituído pela Administração Municipal através da Lei Nº 4.437.
O concurso teve por objetivo incentivar a criatividade artística de compositores de letra e melodia do Hino Oficial do Município, oportunizando talentos musicais a apresentar à comunidade um Hino que possa representar e promover o Município.
No total, foram cinco composições participantes, sendo que passaram por uma Comissão Julgadora que avaliou a letra, partitura e melodia dos cinco hinos inscritos, porém somente dois foram aprovados. Para manter uma neutralidade foram usados pseudônimos para a votação online que aconteceu através do site da Prefeitura Municipal.
A comunidade de Não-Me-Toque pode ouvir e decidir entre “Belas Canções” e “Cobra”, sendo um total de 675 votos. A votação encerrou trazendo com 329 votos para a composição Cobra e 346 ao vencedor e novo Hino do Município Belas Canções.
Belas Canções Hino Oficial de Não-Me-Toque. Compositores Julia e Daniel Khun:

 

Campos de gado são hoje coxilhas douradas

Onde ondulam fartos e lindos trigais,

Que fazem da terra ações partilhadas.

Quem te conhece não te esquece jamais.

 

Refrão:

Honra, Não-Me-Toque, ao teu nome se renda!

É orgulho do povo e de lídima glória

Do índio ao branco vem esta lenda,

Tem raízes profundas na tua história

És capital nacional da agricultura de precisão

E mereces nosso orgulho mais profundo

Não-Me-Toque, que me toca o coração,

Tuas prendas te projetam para o mundo.

 

O Rio Grande, o Brasil e o mundo inteiro

Se encantam com a indústria e agricultura.

Te ufanas mostrando em magna feira

Teu trabalho e tecnológica fartura

Quem te conhece não te esqueces jamais

 

O pioneiro no planalto médio fez seu ninho

Fez da união de vários povos sua cultura;

No ensino educa o jovem com carinho

Que com orgulho pisa o chão do seu futuro.

Quem te conheces não te esquece jamais

Escute aqui:

 

Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir