Casa da Cultura Dr. Otto Stahl
A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl pertence a 3ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS, e esta incluída no cadastro Nacional de Museus desde 2006. Possui no seu acervo: indumentárias, iconografias, objetos de uso pessoal, objetos decorativos, instrumentos musicais, máquinas, utensílios domésticos, numismática, tesserologia, medalhística, arte sacra, regionalismo, livros, revistas, jornais locais, relatos escritos, quadros e documentos, registros orais gravados em cassete e VHS, DVDs, e uma variedade de documentos, “comprovando a trajetória histórica desta Terra e deste povo, da Região do Alto Jacuí”. (Sandra Cunha, historiadora).
Dr. Otto Stahl
O Dr. Otto Stahl, sua esposa Wilma e a filha Brunhilda residiram nesta casa desde o ano de 1929 até meados dos anos 60. Ele foi o fundador dos dois hospitais existentes até em Não-Me-Toque: Hospital Beneficência Alto Jacuí e Hospital de Caridade. Clinicou nestes hospitais por muitos anos. Destacou-se também como presidente do Clube União local e na fundação do Ginásio São Francisco Solano. Na vida política, foi o vereador mais votado e presidente da Câmara de Vereadores nos anos de 1955 a 1957. Foi presidente da Comissão de Emancipação do município. Representou o Governador do Estado em 1955, na ocasião da solenidade alusiva à Instalação da Nova Comarca de Não-Me-Toque. Recepcionou autoridades que visitaram o nosso município: o Príncipe Bernhard da Holanda e o Governador do Estado Leonel Brizola. Após muitos anos dedicados à medicina, Dr. Otto despediu-se da profissão em 1962, recebendo inúmeras homenagens. Em 22 de setembro de 1990, numa justa homenagem ao Dr. Otto, esta casa, onde viveu, foi transformada em “Casa da Cultura Dr. Otto Stahl”.
Em 27 de Dezembro de 2006 com o Decreto n° 293 assinado pelo prefeito Armando Roos determinou o tombamento da Casa da Cultura como Patrimônio Histórico e Cultural de Não-Me-Toque.
A Casa da cultura possui uma Exposição permanente sobre a história do município e realiza exposições temáticas temporárias, além do Evento Páscoa no Jardim da Casa da Cultura com a chegada do coelhinho que ocorre anualmente desde 2009 e irá para 7ª edição em 2015. Aqui também, funcionam a oficina de violão e os ensaios do Coral Municipal Infanto-Juvenil de Não-Me-Toque.
A Casa da Cultura foi palco de várias exposições:
2012
- 4ª Edição da Páscoa no Jardim da Casa da Cultura
De 28 de Março a 08 de Abril - Projeto Memória RONDON – A CONSTRUÇÃO DO BRASIL E A CAUSA INDIGENA
Exposição em parceria com a Fundação do Banco do Brasil
De 16 á 29 de Maio - Não-Me-Toque no Túnel do Tempo – A História do município representada em cada uma das fases desde o território indígena até os dias atuais.
De 16 de Maio a 31 de Agosto. - Exposição de produtos natalinas das Oficinas de Artesanato e de Patchwork
De 26 de Novembro a 14 de Dezembro
2013
- 5ª Edição da Páscoa no Jardim da Casa da Cultura
De 24 a 31 de Março - Exposição O Trabalho Nos Tempos da Vovó de 29 de abril a 30 de maio
- Exposição Ano da Alemanha no Brasil de 28 de julho a 30 de setembro
- Exposição itinerante realizada no Parque da Expodireto Cotrijal “Russo Preto 50 anos” – 26 de outubro
- Exposição Alusiva ao Centenário do Esporte Clube Colorado de 11 a 28 de novembro
- Exposição 2° Natal com arte de 02 a 23 de dezembro
2014
- 6ª Edição Páscoa no Jardim da Casa da Cultura de 09 a 20 de abril.
- 2º Semestre: Exposição Alusiva aos 60 anos do Município.
- Agosto á Dezembro: Exposição Itinerante Alusiva aos 60 anos do Município.
- Setembro: Chá em Comemoração aos 24 anos Casa da Cultura
A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl está situada na Rua Coronel Alberto Schmitt, 518. O horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 8h15min às 11h30min e das 13h30min às 17horas. O telefone para contato é (54) 3332 3388 ramal 237.