O objetivo geral do Programa de Educação Fiscal visa promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania.
A Educação Fiscal é uma abordagem didático-pedagógica que pretende, por meio da análise dos fatores financeiros envolvidos na arrecadação de impostos e nos gastos públicos, estimular o aluno e a comunidade escolar para que eles passem a preocupar-se com essa arrecadação e com o gasto desse dinheiro arrecadado, procurando evitar sonegação e garantir o bom uso dos recursos públicos e entendendo que a participação social só ocorre no ambiente democrático.
A proposta da Educação Fiscal é a conscientização de toda a sociedade de seus deveres como cidadãos e de seus direitos como indivíduos que usam os serviços públicos.
Programa “A União Faz a Vida”
Objetivo: Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional/a serem definidas.
Coral Municipal Infantil “A União Faz a Vida”
Tem como objetivo incentivar nas crianças o gosto pelo canto coral, possibilitando vivências saudáveis para a formação do sujeito.O coral atende crianças de 5 a 10 anos das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Os ensaios são desenvolvidos Casa da Cultura às quintas feiras pela manhã 9h30min às 10h30min e a tarde das 14h30min às 15h30min.
Programa “Livro Didático, companheiro diário. Cuide-o!”
Objetivo: Conscientizar pais e alunos para o uso, conservação e devolução do Livro Didático.
Ações: Dar continuidade na conscientização do uso, cuidados e conservação do livro didático que está sob responsabilidade de cada escola. A campanha é anual e vincula à transferência do aluno a devolução do livro didático; expõe cartazes em locais públicos; propaganda nos meios de comunicação e site da Prefeitura Municipal. A Escola poderá definir outras ações específicas junto à comunidade escolar. Quanto ao controle de recebimento dos livros do PNLD, o aluno terá uma ficha onde serão registrados todos os livros recebidos, constando quantidade, área de conhecimento, série e devidamente assinados pelo pai ou responsável. O uso do SISCORT deverá ser feito por cada. escola, tendo um professor responsável para este fim.