28 de abril de 2014 as 15:15 / Desenvolvimento, Sem categoria

Programa Passeio Seguro já tem 7 Calçadas Adaptadas

Encontram-se em fase de conclusão no setor de engenharia o Programa Passeio Seguro. Para posteriormente ser realizada a elaboração do Projeto de Lei do mesmo, que tem em seu plano outros três eixos abrangendo a sinalização urbana, calçadas e arborização.

Sete locais da cidade já adaptaram suas calçadas com faixas de acessibilidade, demostrando assim que o projeto está tendo uma boa aceitação da comunidade. Dentre os locais se destacam as calçadas em frente ao Recanto Lanches, MeToque Palace Hotel, loja Moveis Star e loja Deltasul.

O eixo relacionado à sinalização urbana tem como objetivo facilitar a identificação e dar nova aparência às ruas e avenidas do município, instalando placas de sinalização nas vias. Já a parte do projeto referente as calçadas tem como objetivo geral proporcionar uma calçada humanizada que inclui a integração entre todos, desde mães com carrinho de bebê, mulheres de salto alto a pessoas com necessidades especiais. Elas deverão ter parte cimentada, com resina, o que facilita o caminhar sem perigo de escorregões e outra com material que absorve cerca de 94% da água tornando assim, o piso mais seco e permitindo a permeabilidade além de padronizar os passeios do município e deixá-los mais agradáveis.

Após a total estruturação da minuta do Projeto de Lei, com a normativa do Programa, será agendada uma audiência pública para a apreciação da comunidade com aceitação de opiniões e alterações dos itens de cada eixo. Realizado este passo é encaminhado o Projeto de Lei para a aprovação do Poder Legislativo e após será elaborado uma cartilha contendo as normativas do Programa para o acesso da população.

“Esses locais já adaptados demonstram que a comunidade aceitou bem nossa proposta. Esse projeto irá dar, além de um novo visual para o Município, uma proporção de calçadas em ótimo estado para passeio”. Destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.