X Seminário “Não Jogue com a Vida”
O Seminário Municipal sobre Álcool e Drogas “Não Jogue com a Vida”, foi criado pela Lei Municipal nº. 3.048 de 15 de março de 2005, de autoria do vereador Valdir Alberi Kirst. O evento é uma realização da Administração Municipal de Não-Me-Toque, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD).
Em sua 10ª Edição, o Seminário tem como objetivo sensibilizar adolescentes e jovens quanto aos riscos do consumo de substâncias químicas, suas conseqüências físicas, sociais, emocionais, psicológicas e familiares, incentivando práticas de cuidado à vida.
Prestigiaram o evento, a Secretária de Gabinete Katiusca de Oliveira representando a Administração Municipal, o Vereador Valdir Alberi Kirst, representando a Câmara Municipal de Vereadores, a Secretária Adjunta Nilce Johann representando a SMECD, o Presidente da ABCAL Adão Barboza e a representante do COMEM Iliana Casagrande, demais Secretários Municipais, membros da SMECD, diretores de escolas e imprensa.
Autor do projeto de criação da Lei Municipal que institui o Seminário, o Vereador Valdir Kirst destacou a importância da participação dos jovens e do trabalho constante junto as escolas que vem sendo feito nestes 10 anos.
“O trabalho de conscientização sobre o não uso de drogas deve ser constante e feito além da escola, para que possamos livrar a juventude deste mal. O Seminário “Não Jogue com a Vida” vem se consolidando cada vez mais e fazendo com que os jovens percebam que a drogadição pode ser um caminho sem volta e que não afeta somente a si, mas a toda sua família e a sociedade”, destacou o Vereador Valdir.
As Escolas da Rede Municipal de Ensino estão trabalhando intensivamente a temática drogadição com todos os alunos através de palestras, estudos de textos com reflexões, vídeos educativos para discussão e trabalhos de grupos, produções de texto e artísticas, pesquisas e outras atividades.
O Seminário deste ano reuniu mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino, e trabalhou a temática da conscientização sobre o não uso de substâncias químicas com a apresentação da peça teatral do Grupo Foco 3 “LOS COQUELUTCHÊS”, de Caxias do Sul.
Para a equipe organizadora, o objetivo de alertar sobre o uso de drogas foi alcançado pela atenção dos alunos durante a peça, bem como pelo resultado obtido junto as escolas.