A Semana Farroupilha 2026 está movimentando Não-Me-Toque com uma programação que valoriza a tradição, a cultura e a história do povo gaúcho. A programação é realizada em parceria entre a Administração Municipal, o CTG Galpão Amigo e a Brigada Militar.
Homenagens
A programação teve início no dia 13 de setembro, com o acendimento da chama em homenagem à patrona municipal dos festejos, Ilse Berwig. Ela atuou como secretária executiva do CTG em 1981, iniciando os trabalhos em sua própria casa, localizada em frente à entidade.
Durante sua trajetória, manteve a secretaria organizada, com documentos, fotografias e objetos cuidadosamente preservados. Permaneceu na patronagem e como colaboradora por cerca de 30 anos.
Na sequência, os cavalarianos se dirigiram até a Brigada Militar, guardiã da Chama do Estado, que, em 2026, tem como homenageada estadual a artista missioneira Marianita Ortaça.
Também passaram pela Prefeitura Municipal, onde estava a Chama da Pátria, que neste ano tem como tema nacional “Herança Jesuítica Guarani, 400 anos – Cultura e Tradição”.
As três centelhas, representadas pela Chama dos Festejos Farroupilhas, pela Chama do Estado e pela Chama da Pátria, foram então conduzidas até o CTG Galpão Amigo, onde se uniram em um único símbolo de celebração da tradição gaúcha.
Hasteamento das bandeiras
A programação seguiu ao longo da semana com os hasteamentos das bandeiras, marcados por momentos que enalteceram a cultura e o povo gaúcho. As atividades contaram com apresentações das escolas do município e de prendas e peões do CTG Galpão Amigo.
As festividades farroupilhas serão encerradas no dia 20 de setembro, com o tradicional desfile, que será realizado na Praça Central, a partir das 10h.
Prestigiaram a programação o Prefeito Gilson dos Santos, a Presidente do Legislativo, Neca Trennepohl Crestani, o Patrão do CTG Galpão Amigo, Beno Lutkemeyer, Vereadores, Secretários municipais, representantes da Brigada Militar e a comunidade.
Confira mais fotos nas redes sociais da Prefeitura.
Foto: Helaine Zart | CTG Galpão Amigo
