15 de abril de 2016 as 09:05 / Educação, Sem categoria

SMECD promove capacitação para Professores da Rede Municipal de Ensino

Na noite de quarta-feira (13) no auditório da ACINT, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) realizou uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino.

A Palestrante, Márcia Adriana de Carvalho, Membro do Comitê Estadual do RS da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, explanou sobre a Base Nacional Comum.

A Base Nacional Comum definirá o que todos os alunos têm o direito de aprender na escola, visando oferecer as mesmas oportunidades de aprendizado para todos, ajudando a diminuir as desigualdades educacionais do país.

Com esta Base se cumprirá a meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) – fomentar a qualidade da Educação Básica, do fluxo escolar e da aprendizagem.

Na apresentação da primeira versão do documento, os professores puderam opinar por meio de uma plataforma digital, o que originou a confecção de uma segunda versão do texto inicial.

O próximo passo será a apresentação desta nova versão do documento aos Secretários de Educação, que o levarão aos professores da sua rede para que seja discutido.

Márcia evidenciou a importância de cada profissional conhecer este documento e opinar para as modificações que se fazem necessárias: “Estamos pensando qual Educação queremos e que cidadão vamos formar, entenda, contribua, opine.”

A palestrante ressaltou ainda, que o novo currículo comum adota uma divisão por áreas que segue o modelo do ENEM: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Temas como sustentabilidade, tecnologia, finanças, direitos humanos e diversidade de gênero deverão ser contemplados.

Márcia destacou também que a Base Nacional Comum deve preponderar uma dimensão diversificada. Essa “parte diversificada” envolverá os conteúdos complementares, escolhidos pelos sistemas de ensino e pelos estabelecimentos escolares, integrados à base nacional comum, de acordo com as características regionais, culturais, sociais e econômicas.

Para finalizar a capacitação, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda, reforçou a importância de cada professor ali presente e afirmou que acredita muito no trabalho dos profissionais da Rede e que estes, devem por sua vez garantir a sua efetiva participação nesta importante etapa da educação.