22 de setembro de 2015 as 10:37 / Educação, Sem categoria

Estudantes conhecem cultura gaúcha

A décima edição do Oi Ga-lhe Tche, momento cultural e artístico, integrou a programação dos Festejos Farroupilhas organizada pelo CTG Galpão Amigo e Secretaria Municipal da Educação Cultura e Desporto.

Realizado na sede do CTG, no dia 16 de setembro, o evento reuniu estudantes do 5º ano das escolas da rede Municipal de Ensino, e foi aberta às demais escolas da rede privada e estadual.

O patrão do CTG, Clézio Goettems e a coordenadora da Invernada Artística Laureci Dalsochio receberam os estudantes para as oficinas de dança, chimarrão e Tetarfe, que é um jogo que reúne quatro modalidades diferentes: tejo (ficha ou moeda), tava (osso), argola e ferradura. O jogo que exige pontaria foi criado pelos tropeiros para seu entretenimento durante as longas jornadas. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estimula as entidades tradicionalistas a manter viva também essa atividade que se encaixa como esporte.

Oficinas difundem a cultura Gaúcha aos estudantes

As oficinas forma desenvolvidas com a colaboração de Jorge Celito Zuffo, Taila Goettems e dos integrantes da Invernada Artística, Édipo da Rosa, Andrei Wandscheer, Leonardo Tamanini, Cristiano Azevedo e prendas de faixa e peões de mapa do CTG, com assessoramento da Primeira Prenda Djênifer da Silva Tramontini.

Ao final das atividades foi servido bolinho de chuva, feito na hora pelas colaboradoras do CTG, Ilse Berwig e Elvira Lima.

Incentivo à cultura

O evento Oi Ga-lhe Tchê (significa uma saudação amistosa a quem está chegando) visa difundir a cultura gaúcha no meio estudantil, estimulando o conhecimento e o gosto pela arte e tradição do Rio Grande do Sul.

Neste ano os Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque foram contemplados com um evento cultural pelo Ministério da Cultura. O Show do grupo Alma Gaudéria, que se apresentou durante o jantar típico costelão servido na noite de 15 de setembro, difundiu a música regional gaúcha e animou o evento.

Texto e Fotos – Jornal A Folha