O município de Não-Me-Toque e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/RS) firmaram um protocolo de intenções visando beneficiar agricultores, familiares e assentados do Município. O documento foi assinado no dia 14 de novembro de 2005, prevendo a construção de um Abatedouro Municipal.
São abatidos bovinos e suínos para a produção de carne resfriada atendendo agroindústrias e estabelecimentos que comercializam este tipo de produto no varejo. Todo animal abatido tem sua procedência atestada pela Nota Fiscal de produtor rural e pela Guia de Trânsito Animal (GTA) emitidas pelas Inspetorias Veterinárias do Estado. Os animais passam por inspeção antes e durante o processo de abate, realizada por médico veterinário oficial, tal ação garante aos consumidores um produto de qualidade.
O uso da estrutura física do abatedouro é lavrado através de contrato de concessão de uso onerosa, onde empresas ou agroindústrias do município em processo de licitação são concedidas a exercerem as atividades de abate.