23 de novembro de 2009 as 14:46 / Educação, Sem categoria

Rio Grande do Sul realiza etapa Estadual da CONAE em Porto Alegre

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em Porto Alegre, no Colégio Marista Rosário, reuniram-se representantes de pais, alunos, gestores educacionais da educação básica e superior pública e privada, bem como entidades e representações sociais, conselhos de Educação de todo o estado a fim de discutir os seis eixos de discussão da CONAE – Conferência Nacional de Educação – Etapa Estadual.

O tema "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação" foi discutido em todas as etapas municipais da CONAE realizadas até julho deste ano.

A palestra de abertura foi realizada por Genuíno Bordignon que falou sobre o tema do encontro e a importância de todos discutirem os rumos da Educação Brasileira. No encontro ainda foram discutidas e aprovadas as propostas do Rio Grande do Sul, para o documento da CONAE, que terá sua etapa final em abril de 2010, em Brasília/DF. Nesta etapa final os estados estarão representados por delegados eleitos nas etapas estaduais e que farão as defesas das propostas de cada estado. O documento final da CONAE servirá de base para a elaboração do Plano Nacional de Educação, válido para o período de 10 anos.

A regional AMAJA participou da etapa estadual com treze participantes dos municípios de Carazinho, Cruz Alta, Ibirubá, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro e Selbach.