03 de novembro de 2009 as 08:26 / Habitação, Sem categoria

Habitação popular teve incremento

A queda brusca na arrecadação que castigou os municípios brasileiros não impediu que o governo municipal de Não-Me-Toque concentrasse investimentos em uma das áreas mais prioritárias, a habitação. Administrando bem os parcos recursos e correndo atrás de programas, já foi possível beneficiar 102 famílias até o mês de outubro deste ano.

– É um marco muito importante e que recompensa nossos esforços, mas especialmente, recompensa a população, alvo das políticas sociais de nosso governo – comenta a prefeita em exercício Teodora Lütkemeyer.

A Secretaria Municipal da Habitação, que tem à frente Ibanez Victor de Quadros, trabalha com vários programas e projetos, aproveitando os incentivos dos governos federal e estadual.

– Estamos sempre atentos para aproveitar os projetos e programas. Buscamos os recursos , orientamos e ajudamos as pessoas com a organização de documentação para se habilitem aos benefícios – declarou o secretário Ibanez.

Neste ano, mais doze famílias foram beneficiadas pelo Programa Imóvel na Planta da Caixa Econômica Federal. Elas financiaram o terreno e a casa no Núcleo Habitacional Alfredo Alzirio Roos, criado pelo município. No local já foram construídas 48 casas.

Na zona rural, 27 famílias também já foram beneficiadas com contratos de reforma e ampliação de imóveis através do Programa de financiamento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que oferece um subsídio no valor de R$ 6.500,00.

Através do Projeto Minha Casa Minha Vida no Meio Rural, doze famílias já foram beneficiadas com um subsídio de R$ 10.000,00 do Governo Federal. A contrapartida das famílias beneficiadas é com a mão de obra.

Outra forma de benefício atendeu 30 famílias que tem terreno. O Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) oferece R$ 13.000,00 para construção da casa própria, sendo R$ 7.000,00 destinados pelo Governo Federal, R$ 3.000,00 pelo Governo Estadual e R$ 3.000,00 pelo Governo Municipal. A contrapartida das famílias para o Governo Municipal é no valor de R$ 1.500,00 pagos em 60 parcelas. A mão de obra é por conta dos beneficiários.

Além destes programas, o município de Não-Me-Toque aplicou recursos próprios executou reformas em 21 casas de famílias residentes na cidade. São famílias que moram em casa e terreno próprio, mas cuja renda não possibilitava a execução de melhorias que tornassem mais digna situação da moradia.

– Esta também é uma área muito importante que merece atenção do poder público. A troca de paredes, melhorias no telhado ou assoalho melhoram significativamente a qualidade de vida destas pessoas – explicou Nara Adams, assessora da Secretaria da Habitação.

A Secretaria Municipal da Habitacional ainda está trabalhando em programas que buscam recursos para a construção de 20 módulos sanitários; linha de financiamento para 13 famílias que possuem terreno na cidade; 20 famílias beneficiadas com casa nova no meio rural; 23 famílias com projeto de construção da casa própria no Núcleo Alfredo Alzirio Roos.