A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Sala de Vacinas, realizou ações de vacinação junto a alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, como parte da Estratégia de Vacinação nas Escolas 2026.
Entre os dias 22 de abril e 27 de maio, a equipe aplicou 130 doses de imunizantes e realizou a verificação de 645 cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes do Município.
Para crianças menores de 9 anos, foram realizadas a conferência das cadernetas, orientações aos responsáveis e o encaminhamento à Sala de Vacinas para atualização das doses em atraso.
Já para crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, foram aplicadas vacinas contra o HPV e a Meningite ACWY, mediante autorização dos pais ou responsáveis e conforme a situação vacinal de cada estudante.
A Estratégia de Vacinação nas Escolas 2026 tem como finalidade ampliar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos, prevenir doenças imunopreveníveis e contribuir para a melhoria dos indicadores de morbimortalidade no País.
Desde 2023, o Programa Nacional de Imunizações tem intensificado ações estratégicas para ampliar as coberturas vacinais, com destaque para a vacinação escolar como estratégia fundamental para crianças e adolescentes.
Diante desse cenário, o ambiente escolar configura-se como oportunidade estratégica para a identificação nominal de estudantes com esquemas vacinais incompletos.
