09 de junho de 2009 as 14:55 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

5ª Semana do Meio Ambiente encerra atividades com palestras e teatro

A 5º Semana Municipal do Meio Ambiente encerrou com um teatro "Os Setes Pecados Ambientais", do Instituto Educacional de Passo Fundo, no dia 05 de junho de 2009, para crianças de 4º série das Escolas Municipais de Não-Me-Toque. Durante a Semana, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, organizou diversas atividades, como oficina de plantio de mudas, oficina com materiais reaproveitaveis, ensinando seu uso criativo e consciente, palestras e teatro.

O foco da Semana do Meio Ambiente foi informar aos produtores rurais, empresários, profissionais na área e interessados, a sua responsabilidade diante as questões ambientais, conforme o Art 225 da Constituição Federal – "Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

Para isso, foi convidado para palestrar um grande profissional no assunto, o Biólogo Jackson Muller, muito conhecido pelos seus diversos trabalhos desenvolvidos na área, como o da Recuperação do Rio dos Sinos, realizado depois da maior tragédia ambiental que resultou na mortandade de toneladas de peixes em 2006, causada pela destinação inadequada de Resíduos Industriais.

Jackson, além de informar metodologias para realizar a averbação da reserva legal, recuperação de Áreas de Preservação Permanente, também informou como proceder no meio urbano, no que diz respeito às questões dos Resíduos Industriais, na palestra que aconteceu durante a noite na Câmara de Vereadores do Município.

As palestras sobre Legislação Ambiental, APP´s, Reserva Legal e Sustentabilidade Ambiental, foram realizadas no dia 04 de junho, no auditório central do Parque da Expodireto Cotrijal, com os palestrantes Biólogo Jackson Muller, Maria Helena e Valéria Fernandes de Oliveira (DEFAP).

A 5º Semana do Meio Ambiente contou com o apoio da Acint, Banco do Brasil, Cotrijal, EMATER, E. Orlando Roos & Cia Ltda, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.