11 de dezembro de 2019 as 15:03 / Agricultura e Meio Ambiente

Poda de Segurança: uma prática necessária, que vai além da estética

Para garantir o fornecimento de energia elétrica com segurança e qualidade, as concessionárias de energia elétrica adotam, em suas atividades operacionais, procedimentos que visam à sustentabilidade de seus serviços. Um desses procedimentos é o manejo da arborização de vias públicas visando à convivência harmoniosa com os diversos equipamentos urbanos e com a rede de distribuição de energia elétrica. A arborização constitui elemento de suma importância para a obtenção satisfatória da qualidade de vida no meio urbano e é tão importante quanto o fornecimento de energia elétrica para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.

A relação entre arborização e infraestrutura urbana vem, ao longo do tempo, sendo processada de modo conflituoso em razão do plantio inadequado de espécies arbóreas. A solução adotada, de caráter paliativo, tem sido a execução de podas, que são realizadas com técnicas adequadas e por profissionais capacitados e habilitados, com respeito ao indivíduo arbóreo e ao meio ambiente, sem comprometer a segurança da população, a funcionalidade dos equipamentos e a distribuição de energia elétrica. São destinadas a livrar a rede de distribuição de energia elétrica dos galhos, de modo a torná-la compatível com o meio, mantendo-se as distâncias mínimas de segurança estabelecida.

Muito embora não seja agradável aos olhos, esse tipo de procedimento está de acordo com os manuais técnicos e sua execução é realizada em árvores de grande e médio porte, que se encontram sob a rede de distribuição de energia. Permite preservar o adequado desenvolvimento da árvore, sem comprometer o seu estado fitossanitário e mantendo suas principais funções: contribuir com a melhoria e controle da temperatura e da qualidade do ar, reduzir os níveis de ruído, aumentar os níveis de sombreamento, reduzir a poluição ambiental, além de melhorar a saúde física e mental da população. A execução da poda evita curtos-circuitos em redes aéreas, interrupções no fornecimento de energia, queima de eletrodomésticos, riscos para os pedestres, perda de eficiência da iluminação pública e rompimentos de cabos condutores da rede elétrica.

A administração municipal está de olho no processo, com o intuito de garantir que o serviço seja executado da maneira correta. Caso você tenha dúvidas a respeito dos serviços urbanos, informe-se!

Poda de rebaixamento da copa

Poda em contenção de copa

Poda em Furo

Poda em V