18 de julho de 2013 as 16:48 / Desenvolvimento, Sem categoria

Vice-prefeita prestigia apresentação do TCC de Alunos de Mecânica

Ao concluir o 5º semestre do curso Técnico em Mecânica oferecido pelo Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, em parceria com Escola Técnica Estadual Monteiro Lobado (CIMOL), Prefeitura Municipal e empresas parceiras, os alunos da primeira turma apresentaram o trabalho de conclusão de curso na noite de segunda-feira (15).

Participaram como convidados da apresentação a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o vereador José Aloísio de Souza, representando a Câmara de Vereadores, as representantes da Coordenadoria Regional da Educação Elena Quadros da Costa e Sandra Mara Barbosa, e representantes das empresas.

O diretor Cleomar Fritzen, manifestou sua satisfação em ver o sonho de um curso técnico apresentando seus primeiros resultados.

– A implantação deste curso foi um sonho de muitos anos e já está na sua terceira turma. Estamos oferecendo 25 vagas por ano a um custo zero para os alunos que conquistam qualificação no mercado de trabalho melhorando cargos e salário dentro das empresas – comentou o diretor.

O Curso de Mecânica custa 700,00 em Passo Fundo, entre mensalidade e transporte. Em Não-Me-Toque, não tem custo algum. Cleomar também citou que todos os professores do curso são altamente qualificados, todos são engenheiros formados, exceto um deles, que tem 26 anos de experiência como instrutor do Senai, o que qualifica a formação dos alunos.

Para o trabalho de conclusão os alunos foram desfiados a montar uma academia ao ar livre.

Buscaram um modelo para se basear, pesquisaram a história dos equipamentos, materiais e, em grupos, desenvolveram os nove aparelhos.

Os aparelhos foram fabricados na Escola do Senai, nas empresas parceiras: Stara, Jan, Roster, SLPA, Grazmec, Stahar, Belwin, Augustin, Petrymak e Imiag.

O uso de tinta a pó foi um dos aspectos cuidados pelos alunos, considerando os danos ao meio ambiente e a durabilidade. Em grupos, os alunos desenvolveram o projeto fazendo uso da engenharia reversa, que é partir de um produto pronto, mas apresentar diferenciais. Fizeram fotos, desenho em 3D com uso de software específico para a área, preparação de cada peça e montagem.

De acordo com os alunos, desenvolver o projeto exigiu muito empenho de todos, inclusive dos professores. Reconheceram as dificuldades para alcançar o resultado esperado e com isso aproveitaram a oportunidade para crescer e aumentar a confiança no seu trabalho.

– É uma satisfação deixar uma contribuição para a comunidade em troca do tanto que o curso nos proporcionou – destacou o aluno Roberto Tonin.

” Oferecemos o material para elaboração dos trabalhos, e para nós é um orgulho ter profissionais com essa capacidade em nosso município, o curso os alunos estão todos de parabéns”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.

Alunos

Ademilson Wecker, Carlos Eduardo Martins da Silva, Diogo Henicka, Éderson Luiz Ottoni, Estalin Dinarte Souza Gonçalves, Fabio Ottoni, Fernando Rafael Kochchann, Gabriel de Campos Schussler, Jeancarlo de Oliveira, Joel Schmitz, Juliano André Bartz, Lucas Martins Pinto, Marcio Müller, Roberto Carlos Gonçalves Tonin, Rodrigo Rabaiolli e Willian Dal Pozzo Andretta.