17 de julho de 2013 as 17:22 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Usina de Lixo pode ser uma alternativa para Não-Me-Toque

Representantes de uma empresa espanhola Inverduvi Pltform System, interessada em implantar uma usina com tecnologia inovadora no processamento do lixo ( a primeira no Brasil), estiveram em Não-Me-Toque na última quinta-feira dia 11,  para propor  uma parceria com o município.

O projeto foi apresentado à vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, ao secretário municipal de agricultura e meio ambiente Ivan César Machry, a Quimica da empresa Jan Debora Fath, ao Técnico em Meio Ambiente Marcelo Giongo e ao secretário de finanças substituto Valdir Kirst. A apresentação foi acompanhada pelo Deputado Estadual Ernani Pollo e pelo vice-prefeito de Panambi, José Luiz de Almeida.  A cidade de Panambi se comprometeu a fornecer a área para que a empresa se instale no município com uma usina  de processamento.

A empresa transforma o material descartado em gás para alimentar geradores de energia, deixando o mínimo de resíduos e de acordo com a legislação brasileira.

Mas para que o processo se realize, precisa do apoio de municípios da região no fornecimento da matéria-prima, ou seja, o lixo, sem custo, devendo o município gerador dos resíduos apenas transportar o material até o local. Para viabilizar  a implantação da usina, a empresa necessita, inicialmente, de 250 toneladas de lixo por dia, abrindo a possibilidade e municípios vizinhos participarem do projeto,uma vez que Panambi não possui toda essa produção diária.

O município gastaria apenas o transporte até Panambi, diariamente. Até o momento 24 municípios aderiram à iniciativa. A usina também recebe lixo de indústrias  que podem aderir indiferente do município fazer adesão.

” Iremos analisar a possibilidade e trazer para nossa comunidade decidir junto com a administração essa possibilidade.  Se aderimos termos menos dispesas com o lixo, e maior cuidado com o meio ambiente”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.