19 de junho de 2007 as 00:00 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Projeto Salas Construtivas

No município de Não-Me-Toque já podem ser observados diversos projetos de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência em várias instituições, órgãos públicos e principalmente nas escolas municipais.

Desde o ano de 2006 o Poder Executivo vem trabalhando na construção de rampas de acesso, corrimãos e adaptação nas instalações sanitárias, visando à inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas de ensino fundamental do município, contribuindo principalmente para a inclusão social.

Depois das inaugurações realizadas na escola Nossa Senhora de Lourdes no ano passado, foi realizado na manhã de 13 de junho, as inaugurações de uma sala de aula e também da construção de rampas de acesso na escola Ernesto João Cardoso.

Com mais salas de aula disponivel viabilizou equipar as mesmas com materiais pedagógicos referentes a cada disciplina, como jogos, dicionários, mapas, materiais de ciências, entre outros, facilitando o trabalho dos professores e despertando maior interesse nos alunos que ficam em contato mais direto com recursos oferecidos pela escola, comentou Margarete Lauxen (diretora do educandário).

Uma cópia do projeto “Salas Construtivas”, foi entregue ao prefeito Armando Roos que se prontificou a realizar uma análise e sugerir a mesma pratica às demais diretoras das escolas municipais.

A secretária de Educação Teodora Lütckemeyer, enfatizou os investimentos principalmente pedagógicos executados pela administração municipal. “Mesmo com poucos recursos e através da utilização de mão-de-obra própria, muitos projetos estão sendo executados”, frisou Teodora. A secretária lembrou ainda que tão importante quanto à inclusão física também é a inclusão social. “Precisamos trabalhar com todas as diferenças que existem”, ponderou.

Para o prefeito Armando Roos, a capacidade criativa dos professores do município têm lhe chamado muita atenção, o que demonstra o nível da educação proporcionada em Não-Me-Toque, que conta com o apoio integral de todas as secretarias, lembrou o prefeito.

Obras na escola Ernesto João Cardoso foram ampliados 47,40 m², referentes a construção de uma sala de aula, no valor de R$ 4.483,04; reformas e construção de 752,50 m² em calçadas, rampas de acesso e instalações sanitárias, totalizando um investimento de R$ 13.685,70. A verba aplicada é proveniente de recursos federais (FNDE) e R$ 2.832,05 de recursos municipais do fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação, referentes ao exercício de 2006 e 2007. O investimento total foi de R$ 16.517,75.