23 de fevereiro de 2007 as 00:00 / Governo, Sem categoria

AMAJA realizou reunião extraordinária em Não-Me-Toque

A Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA – realizou reunião extraordinária na última quinta-feira, dia 22 no auditório da prefeitura de Não Me Toque. O encontro começou às 9h30min com a participação da grande maioria dos prefeitos ligados à Associação, acompanhados dos secretários de Educação, em que pautou a discussão sobre o convênio do transporte escolar com o governo estadual. Segundo levantamento da FAMURS em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado o custo do transporte escolar da rede estadual é de R$ 140 milhões, sendo que até o momento o Estado oferece aos municípios R$ 33 milhões. A FAMURS reivindica do Estado repasse aos municípios para a viabilização do transporte escolar R$ 80 milhões, e a diferença seria custeado pelas administrações municipais.
Por sugestão da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, foi discutida a possibilidade de não realizar o transporte escolar através dos municípios para as escolas estaduais, e, portanto não assinar o convênio. Após um debate em que os prefeitos expuseram seus pontos de vista foi decidido por unanimidade que os municípios da AMAJA não assinarão o convênio e fica suspenso o transporte escolar da rede estadual por parte das Secretarias Municipais de Educação
Também foi abordada no encontro, a reunião preparatória para o evento da Confederação Nacional dos Municípios – CNM – dia 27 de fevereiro em Porto Alegre, que irá tratar sobre o FUNDEB e a realização do curso de Pós Graduação em Gestão Pública na região do Alto Jacuí. A reunião foi conduzida pelo presidente da AMAJA Ernor Weber e o prefeito Armando Roos anfitrião do encontro.