02 de junho de 2017 as 13:59 / Educação

Inaugurada a Biblioteca Professora Dirce Fátima Tartari

A biblioteca escolar do Instituto Estadual São Francisco Solano, assim conhecida pela comunidade escolar, sempre foi referência para os educandos e munícipes, destacada e valorizada pelo grande acervo bibliográfico como também pela riqueza e diversidade de material atualizado e de referencial histórico.

Com a transferência para o novo prédio, o acervo passou por uma seleção para adequar o espaço ao disponível. Esta seleção se converteu em doações de livros e materiais para escolas e instituições do Município. Quando a transferência da biblioteca para o novo prédio surgiu a ideia de identificar este espaço, fazendo uma homenagem a Professora Dirce Fátima Tartari, professora do Solano por muitos anos e responsável pela formação de muitas crianças e jovens e incentivadora da leitura entre os alunos.

Em um ato realizado no Solano na manhã de sexta-feira (2) e tomado de muita emoção pelos presentes, foi feita a inauguração da nova biblioteca do educandário. O ato contou com a presença do Prefeito Armando Carlos Roos, do Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e Secretários Municipais, do Presidente da Câmara de Vereadores Maiquel Delano da Silva e demais Vereadores, da Coordenadora Regional de Educação Sandra Denise Bandeirae demais membros da 39ª CRE, da Diretora Flávia Missio de Souza e demais diretoras de escolas locais, professores e membros da comunidade escolar, dos pastores Aléx Ziemann e Fábio Stagmeier e Familiares e Amigos da Professora Dirce.

Professora Dirce Fátima Tartari

Iniciou a carreira no Magistério em 16 de Julho de 1986 como professora dos anos iniciais. Nos anos posteriores lecionou no Ensino Médio na disciplina de Ensino Religioso e Filosofia, exercendo também o cargo de Vice-Diretora e Orientadora Educacional. A partir de 2011 passou a exercer suas atividades profissionais junto a 39ª Coordenadoria Regional de Educação.

Dirce veio a falecer no ano de 2016, consternando a todos, pois era uma pessoa admirável pela empatia, simplicidade e generosidade. Dirce deixou um grande legado para a comunidade de Não-Me-Toque através dos seus alunos, inspirando-os ao bem e a cultura.

O Prefeito Armando Carlos Roos ao relembrar a história do educandário, lembrou também da participação da Professora Dirce, sempre presente e participativa. “A Homenagem faz muito jus, pois a Professora Dirce sempre dedicou-se a lecionar, a ajudar a construir o conhecimento dos não-me-toquenses e esteve sempre presente na história do Solano. Infelizmente não temos mais essa excepcional professora junto a nós, mas jamais esqueceremos de seu legado”, comentou o Prefeito.

Familiares da Professora Dirce