09 de julho de 2007 as 09:54 / Governo, Sem categoria

Não-Me-Toque “Capital da Agricultura de Precisão”

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou dia 3 de julho de 2007, com 46 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto de lei 98/2007, de autoria do deputado Giovani Cherini (PDT), que declara o município de Não-Me-Toque a “Capital da Agricultura de Precisão”. Com a aprovação, a Assembléia Legislativa passa a reconhecer a iniciativa de Não-Me-Toque que, através da Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial), passou a demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão nos 11 municípios em que atua, tendo como base o projeto de pesquisa denominado “Projeto Aquarius” realizado pela Universidade Federal de Santa Maria e as empresas Massey Ferguson, Augustin Cia Ltda., Stara S/A, Bunge e Fazenda Anna. A agricultura de precisão foi implantada na Expodireto Cotrijal 2007 e significa a utilização de tecnologia na escolha e aplicação de herbicidas, sementes e fertilizantes certos.

O que é agricultura de precisão

O aumento da uniformidade das lavouras e a racionalização no uso de insumos entre 20% e 30% estão entre os principais avanços, além de um incremento médio de 9% da produtividade e elevação de rentabilidade.
Em áreas de milho colhidas nesta safra, dentro do projeto, o rendimento médio chegou a 9 mil kg/ha, contra a média estadual de 3,9 mil kg/ha. O município já tem uma lei municipal que o reconhece como a capital da agricultura de precisão. Através da lei nº 3.343 de 26 de janeiro de 2007, por iniciativa do prefeito Armando Carlos Roos, os poderes Executivo e Legislativo concederam ao município de Não-Me-Toque o título de Capital da Agricultura de Precisão, tendo como base o Projeto Aquarius.

O objetivo da proposta é reconhecer a iniciativa de Não-Me-Toque que, através da Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial), passou a demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão nos 11 municípios em que atua, tendo como base o projeto de pesquisa denominado “Projeto Aquarius” realizado pela Universidade Federal de Santa Maria e as empresas Massey Ferguson, Augustin Cia Ltda., Stara S/A, Bunge e Fazenda Anna. A agricultura de precisão foi implantada na Expodireto Cotrijal 2007 e significa a utilização de tecnologia na escolha e aplicação de herbicidas, sementes e fertilizantes certos.