20 de dezembro de 2016 as 08:30 / Administração e Planejamento, Educação, Sem categoria

Professor Iraldo Ângelo Borghetti nomeia escola de 12 salas do Bairro Vila Nova

Uma das maiores obras na área da educação do Município, a Escola de Ensino Fundamental com 12 salas, que está sendo construída no bairro Vila Nova homenageará o Professor Iraldo Ângelo Borghetti

Familiares de Iraldo receberam cópia da Lei que determina a homenagem

Proposta pelo Vereador Valdir Alberi Kirst, a homenagem aprovada através da Lei Nº 4.785 de 29 de Novembro de 2016. Na sexta-feira (16), a Prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada do autor da Lei, o Vereador Valdir, da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau e da Secretária Adjunta Nilce Fraporti e do vice-Prefeito eleito Pedro Paulo Falcão da Rosa recebeu familiares do Professor Iraldo para entregar uma cópia da Lei que institui a homenagem a este professor que tanto se dedicou em prol da educação de jovens e adultos de Não-Me-Toque e Região.

A Prefeita Teodora ressalta a honra em poder prestar esta homenagem ao professor Iraldo, pois seus ensinamentos fazem parte até hoje da vida de centenas de ex-alunos.

img_0211“Homenagear um professor que tanto fez pela educação dos não-me-toquenses dando seu nome a uma das maiores escolas já construídas em Não-Me-Toque é gratificante para nós, pois é uma forma de reconhecimento a quem tanto fez por amor a sua profissão e ao dom de ensinar”, disse a Prefeita.

A nova Escola

A escola chamada até então de “12 salas” tem valor total da construção de R$ 3.534.000,00 com projeto apresentado através do Programa de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação (MEC).

Construída no Bairro Vila Nova nas imediações do residencial Vila Nova, próxima as instalações do SENAI, conta com uma área de 2.945m², sendo destes 900m² para uma quadra esportiva coberta. O restante da área será ocupada pelas 12 salas, biblioteca, refeitório, cozinha, secretaria, banheiros e todas as instalações de uma escola padrão.

Um pouco da História de Iraldo Borghetti

O quarto filho do casal de agricultores Guilhermino e Rosalina Borghetti, nascido em 17 de maio de 1941, com seu irmão gêmeo Ivaldo, no município de Selbach, desde a infância aprendeu a enfrentar as dificuldades com trabalho e fé.

Ainda com os nove filhos pequenos, a família veio residir em Vila Seca, interior de Não-Me-Toque, onde Iraldo e os irmãos frequentaram a escola pública da localidade, que oferecia ensino até a quarta série primária.

Sentido o chamado à vida religiosa e com o incentivo dos pais, Iraldo foi estudar no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari, onde recebeu sólida e profunda formação intelectual, humana e cristã durante sete anos. Aos 19 anos, prestou serviço militar para o Exército Brasileiro, no quartel de Uruguaiana.

De volta a Não-Me-Toque, firmou namoro com a jovem professora Orlanda Gräbin. Nessa época, Iraldo já era professor em Vila Seca e em Boa Vista. Após dois anos de namoro, decidiram se unir em matrimônio, cerimônia realizada no dia 05 de janeiro de 1965, na Igreja Matriz Cristo Rei, em Não-Me-Toque.

Os primeiros anos de união matrimonial foram difíceis pela condição econômica, porém muito felizes. O casal já estava residindo na cidade e Iraldo lecionava pela manhã no Ginásio São Francisco Solano dos freis franciscanos e, à tarde, em Vila Seca, retornando para casa à noite. Mais tarde, Iraldo e a fiel companheira Orlanda buscaram a qualificação na área do magistério e se formaram juntos em Biologia, pela Universidade de Passo Fundo, no ano de 1980.

Da união matrimonial nasceram três filhos: Luiz Estanislau, Júlio César e Ângelo. Com grande amor e dedicação à família, Iraldo e Orlanda educaram seus filhos com esmero, procurando transmitir valores e princípios humanos e cristãos. Consideravam à família o fundamento da sociedade.

Iraldo destacou-se como professor no Ginásio São Francisco Solano, no Colégio São José Notre Dame e na Escola Sinodal Sete de Setembro, sendo um mestre exigente, porém muito dedicado aos alunos, esforçado em fazê-los aprender. Deixou marcas na vida escolar como uma pessoa alegre, com grande capacidade de interação e comunicação com as direções, colegas e alunos. Tinha grande amor à profissão, sendo um exemplo em sala de aula e na sociedade.

Na vida comunitária teve participação ativa como atuante na liturgia, no Conselho Pastoral Paroquial, na Pastoral Vocacional, no Curso de Noivos e na apresentação do programa A Hora Católica. Como era um homem muito religioso, amava a Jesus Cristo e à Igreja, marcando presença nas ações comunitárias e nas relações com as pessoas. Também teve atuação em diretorias do Lar do Idoso São Vicente de Paulo e no Conselho Comunitário do Hospital Notre Dame Júlia Billiart.

No ano de 1994, o professor Iraldo se aposentou pelo Estado, mas continuou a dedicar ao magistério até o ano de 1999, completando 39 anos de serviços à educação e centenas de adolescentes, jovens e adultos de Não-Me-Toque e da região.

Já aposentado, gostava de reunir a família, conversar com a esposa, filhos, netos, familiares e amigos. Gostava de ler, cultivar sua horta e viajar.

Mesmo cometido por grave enfermidade, não deixou de rezar e agradecer a Deus todos os dias pela vida, sendo assistido pela família e pelos amigos até o último dia de sua vida. Deixou como legado a fé, a retidão de caráter, a importância de ser grato a tudo que a vida oferece. (17/05/1941 à 22/07/2014).