Mais de 250 pessoas participam da coleta de sangue em Não-Me-Toque
A baixa banca de sangue tem preocupado muito o Hemopasso de Passo Fundo, o que tem gerado até mesmo o cancelamento de algumas cirurgias, principalmente as eletivas em diversos Municípios, deixando a entidade em estado de alerta a procura de novos doadores, principalmente dos tipos O positivo e O negativo.
O tipo O- é muito procurado por ser “doador universal”, e acaba sendo utilizado em emergências quando não há tempo para fazer uma prova de compatibilidade. Já o O + tem maior incidência na população e é o que tem maior saída no Hemopasso. Desde o final de dezembro, com o fechamento do Banco de Sangue de Erechim, o Hemopasso está abastecendo temporariamente os municípios da região do Alto Uruguai. Assim, ele fica responsável pelos 139 municípios da região de sua abrangência e temporariamente mais a demanda dos hospitais dos 32 municípios da região de Erechim.
Com o apoio da Administração Municipal, da ONG Amigos de Sangue, Amigos da 90.9, Hospital Alto Jacuí e Laboratório Unitá, no sábado (21), a unidade móvel do Hemopasso esteve em Não-Me-Toque na AFUJAN, realizando uma campanha de coleta de sangue das 8 às 17 horas.
A movimentação foi intensa logo pela manhã quando mais de 80 pessoas procuraram fazer a doação, que foi acompanhada pela Prefeita Teodora Lütkemeyer e pelo Secretário de Saúde Marco Costa.
“É gratificante ver uma movimentação tão intensa logo pela manhã, o que mostra a solidariedade da comunidade com este gesto tão simples, mas que pode salvar muitas vidas! Agradecemos a todos os envolvidos, desde os profissionais da saúde que estiveram participando aos voluntários”, disse o Secretário.
Ao total, mais de 250 pessoas participaram da campanha, sendo que destas 87 estavam aptas a realizar a doação. Conforme os organizadores, uma nova campanha já está sendo planejada no Município, pois muitas das pessoas estavam com impedimentos temporários.
A Prefeita Teodora Lütkemeyer esteve pela manhã na AFUJAN acompanhando a campanha e comenta: “A satisfação em realizar este ato era evidente nas pessoas que vinham para realizar a doação e também na organização desta campanha. O Município sem dúvidas está sempre de portas abertas para campanhas como esta do Hemopasso e esperamos que na próxima mais doadores possam estar ajudando e salvando vidas”, comentou Teodora.