Reunião com Defesa Civil busca recursos para recuperação de pontes
Em sua estada na Capital Federal para participar da XIX Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Município, a Prefeita Teodora e os Secretários Marco Costa e Naor Kümpel cumpriram uma série de agendas de interesse municipal.
Dentre os compromissos, os gestores reuniram-se como o Secretário Nacional da Defesa Civil General Adriano Pereira Junior, tratando do processo de estado de emergência que prevê a reconstrução de diversas pontes da zona rural de Não-Me-Toque.
No dia 21 de Dezembro de 2015, o Município sofreu inúmeros danos devido aos 160mm de chuva que atingiram principalmente comunidades do interior, danificando estradas e pontes importantes para a comunidade rural.
Um relatório decretando a situação de urgência já havia sido encaminhado a Defesa Civil com os danos causados, solicitando ajuda para recuperação e principalmente a reconstrução de pontes que sofreram abalos em sua estrutura.
Ao total, foram oito pontes danificadas e que precisam ser reconstruídas para dar segurança ao tráfego, principalmente de maquinas agrícolas, porém o órgão deferiu recursos somente para a reconstrução de uma destas pontes.
Durante o encontro a Prefeita ressaltou a necessidade da reconstrução de todas as pontes mencionadas no relatório por se tratarem de locais com intenso fluxo de veículos, máquinas agrícolas, escoamento da produção e rotas do transporte escolar. Sensível a solicitação, o General Adriano Pereira Junior disse que um técnico será enviado para uma avaliação in loco destas estruturas para que seja feito um novo parecer da Defesa Civil.
“Não-Me-Toque possui uma grande comunidade rural que depende destas pontes para seu deslocamento e escoamento da produção, portanto estas precisam proporcionar segurança. As chuvas torrenciais e a força da água causaram sérios danos nas estruturas destas pontes e nossa preocupação é que elas estejam novamente em condições plenas de uso o quanto antes, para evitar que tenhamos acidentes principalmente na safra, quando o fluxo de carga aumenta em nosso interior”, disse a Prefeita Teodora.