06 de dezembro de 2013 as 16:15 / Governo, Sem categoria

Audiência Pública debate processo do I.E.E. São Francisco Solano

Na manhã desta sexta-feira, 6, dezembro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CECDCT), requerida pelo Deputado Ernani Polo, a fim de tratar da situação do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano. Participaram da mesa principal o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, Cleomar Fritzen diretor do Solano, Elisa Schuster integrante grêmio estudantil, Marli Van Riel representando a secretaria estadual de obras, Helio Allmeyer representando a 39º CRE. Estiveram presentes também vereadores, secretários municipais e membros da comunidade.

O processo do Solano tramita no Estado desde de 2001, tendo várias solicitações realizadas pelo poder Executivo e Legislativo para a liberação desse processo e todas sem êxito. Atualmente o processo tramita no SPF – DOE Setor de Programação Financeira da Secretaria de Educação do Estado, pendente de liberação de recursos financeiros.

No dia 14 de novembro aconteceu uma manifestação com aproximadamente 450 pessoas com um grito coletivo solicitando solução, com saída de frente a escola em sentido ao altar da pátria na praça central, todos aclamando por solução.

Os representes do Governo do Estado Helio e Marli, afirmaram que o processo será licitado para o próximo ano e que esse processo é uma prioridade para o Governo.

Várias pessoas se manifestaram durante a audiência demonstrando sua insatisfação com a morosidade do processo.

“O orçamento do Estado em obras relacionadas a educação para 2014 é de R$ 206.700,000,00, porém não existe nenhum item que coloque a obra da escola que é de R$2.700,000,00 como prioridade, e é isso que essa comissão quer é isso o anseio da comunidade”. Destacou Ernani Pollo relator da audiência.

“Nossa comunidade quer apenas solução e para isso que iremos trabalhar até que essa novela seja resolvida. Esse processo já esta a mais de 10 anos apenas num jogo de empurra, é nossa única escola estadual e queremos que realmente saia do papel esse processo “. Destacou prefeito Piva.

“Não queremos aqui achar culpados do porque essa escola não saiu do papel, a comunidade está aclamando por solução e devemos insistir que esse processo não seja arquivado novamente, nosso partido agora é o Solano”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.