11 de novembro de 2013 as 16:37 / Desenvolvimento, Sem categoria

Reunião faz levantamento das demandas de cursos do Pronatec para 2014

Na segunda-feira, 11, a Vice-Prefeita Teodora Lütkmeyer juntamente com a Sec. de Desenvolvimento Margarete Lauxen, Sec. de Educação Griselda Blau, Sec. de Assistência Social Clereci, Sec. de Saúde Marco Costa a Coordenadora do Pronatec em Não-Me-Toque Thais Paludo e a Técnica dos Cursos do Pronatec Claudia Costa com representantes dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores e da ACINT se reuniram no auditório da Prefeitura para tratar dos cursos do pronatec que serão oferecidos em 2014

Na tarde foram discutidos e levantados os principais cursos para atender as demandas do município para que estes cursos sejam pactuados para o ano de 2014. Os cursos dentro do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Dentro do programa os cursos são divididos em grandes eixos que são: Informação e comunicação, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Turismo Hospitalidade e Lazer, Desenvolvimento Educacional e Social, Infraestrutura, Recursos Naturais, Controle de Processos Industriais e Construção Civil.

Na quarta-feira, 13, mais uma reunião será realizada com a participação de membros do Instituto Federal Farroupilha (IFF) para definição de quais os cursos que podem ser oferecidos pelo instituto. A pactuação destes cursos deve ser feita pelo município o quanto antes pois a um curto prazo para que esta seja enviada para o órgão competente que faz a gestão do Pronatec no Rio Grande do Sul.

Os cursos que serão oferecidos nestes eixos não são cursos técnicos, são cursos livres conhecidos como FIC (formação inicial e continuada) com uma carga horaria no máximo de 200 horas. Estes cursos serão oferecidos para pessoas que possuem o Cadastro Único junto a Secretaria de Assistência Social que está à disposição para o esclarecimento de dúvidas e também aberta a sugestões para atender da melhor forma a demanda do município.

“São cursos profissionalizantes para pessoas de 15 a 59 anos de idade, faixa etária que foi definida pelo MEC. São cursos voltados para as pessoas que ganham até três salários mínimos ou recebem algum benefício do Governo Federal. Caso sobrem vagas estas serão oferecidas para quem recebe mais do que este valor, porém o foco do Pronatec são as famílias cadastradas no CAD único para que estas sejam qualificadas e possam assim melhorar a sua renda” salienta a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer.