04 de novembro de 2013 as 15:56 / Governo, Sem categoria

Não-Me-Toque terá Unidade Remota do Instituto Federal Farroupilha

Na quarta-feira, 30, o Prefeito Antônio Vicente Piva e a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer juntamente com a Sec. de Educação Cultura e Desporto Griselda Blau e a Sec. de Desenvolvimento Margarete Lauxen estiveram em reunião com membros do Instituto Federal Farroupilha na sala de reuniões da Prefeitura.

A reunião teve como pautas a avaliação dos cursos que funcionam em Não-Me-Toque e a tratativa de instalar uma unidade remota do IFF no município. A unidade remota é um modelo que foi constituído para atuar onde não há campus do instituto e onde haja interesse do município que disponibiliza a estrutura.  O objetivo de instalar esta unidade remota do IFF é ampliar a atuação do instituto no município oferecendo mais cursos técnicos e de formação inicial e continuada, que são cursos de menor duração. Segundo Carla Jardin, Reitora do Instituto Federal Farroupilha o objetivo é disponibilizar mais cursos visando sempre uma formação profissional de qualidade.

“Pretendemos implantar no próximo ano esta unidade que vai ser uma estrutura física disponibilizada pela prefeitura onde o campus Panambi vai se instalar e fazer a oferta dos cursos. Vamos estar deslocando um profissional do campus para fazer a gestão do espaço e através do PRONATEC iremos fazer a contratação de uma equipe de apoio, assessores e orientadores pedagógicos e professores para os cursos que vamos ofertar. A unidade é um embrião de um futuro campus do IFF” salientou Carla.

A equipe da Sec. de Educação e a equipe da Sec. de Desenvolvimento junto com a equipe do campus Panambi irão buscar espaços adequados. Junto à comunidade do município e órgãos já constituídos identificar quais as mais urgentes e necessárias demandas de formação profissional do município para ai definir a oferta de cursos. A equipe da Prefeitura e do IFF se reunirão novamente no dia 13 de novembro para discutir os detalhes finais para que a unidade remota seja instalada no próximo ano no município onde além do curso técnico de agricultura de precisão pelo menos mais um curso técnico de nível médio será oferecido para oferecer a comunidade de Não-Me-Toque mais uma oportunidade de profissionalização com um ensino profissional público de qualidade.

“A educação profissional está no centro de qualquer processo de desenvolvimento, seja local regional ou nacional. Não temos como pensar em produzir mais em e trazer mais desenvolvimento se não qualificarmos as pessoas. O nosso objetivo com esta parceria com o Instituto Federal Farroupilha é ofertar as pessoas qualificação para que através do seu trabalho possam contribuir no processo produtivo contribuindo com o desenvolvimento local de forma sustentável” destacou o Prefeito Piva.