24 de novembro de 2015 as 07:45 / Educação, Sem categoria

Cavalgada marcou Dia da Consciência Negra

Com 80 inscrições, a 12ª Cavalgada Intermunicipal de Não-Me-Toque movimentou os tradicionalistas da região no final de semana – dias 20, 21 e 22 de novembro. A promoção dos Cavaleiros da Tradição, junto com o CTG Galpão Amigo, com apoio da Prefeitura de Não-Me-Toque, encerrou o ciclo de homenagens às etnias com a Unegro. A data transferida de junho aproveitou o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de Novembro – para divulgar a contribuição do negro no desenvolvimento de Não-Me-Toque. O roteiro passou por Mantiqueira, localidade onde se concentra um núcleo de moradores reunindo duas das famílias mais antigas do município, Ribas e Santos.

A abertura oficial, na noite de sexta-feira (20), contou com a participação da secretária municipal do Desenvolvimento, Margarete Lauxen, do presidente da Unegro, Paulino Ribas, do representante do coordenador de Cavalgadas da 7ª Região Tradicionalista, Indiomar Schleder, do patrão eleito do CTG Galpão Amigo para o exercício de 2016, Jorge Celito Zuffo, e do comandante dos Cavaleiros da Tradição, Jorge de Quadros.

Participaram da cavalgada delegações de nove entidades: CTG Galpão Amigo, Cavaleiros do Planalto Médio, de Passo Fundo; Sociedade Amigos do Cavalo, de Tapera; Grupo de Cavalarianos AWN, de Tio Hugo; Cavaleiros da Cruz Alta, de Cruz Alta; Haras Pinno, Selbach; Rancho Vô Emílio, de Lagoa dos Três Cantos; Cabanha 44, de Colorado; Cavaleiros do Pago, de Espumoso.

O roteiro de 38 quilômetros foi percorrido no sábado, com destino à localidade de Mantiqueira. O Almoço foi servido na sede do Pinheirinho, seguindo com visita ao Alambique da cachaçaria StohHut e ao povoado de origem das famílias Ribas e Santos. No domingo os cavaleiros passearam pela área urbana e industrial da cidade. O almoço servido na sede do CTG com entrega de certificados e troféus marcou o encerramento.

Cavaleiro mais jovem

Gregori Paulo Backes (NMT), Nathalia dos Santos Garcia (PF) e Gabriela Wolff (PF)m todos com 7 anos

Cavaleiro mais experiente

José Darci Borges da Silva – 91 anos

Homenagem Especial

Arlindo Hahn – 12 anos de participação nas cavalgadas de NMT e mais assíduos nas regionais

Maior Delegação Visitante

Cavaleiros do Planalto Médio – Passo Fundo – 18 inscritos

Segundo Celito Zuffo, as cavalgadas deste ano sofreram o impacto da exigência das negativas de doença mormo, que teve o primeiro caso confirmado no mês de junho.

– O problema não está em realizar o exame, mas no custo que gira em torno de R$ 80 por animal e precisa ser repetido a cada 60 dias. Tivemos casos de desistência na participação por falta de exame e também por atraso no recebimento do resultado. Mesmo assim nossa cavalgada foi muito boa em participação e na satisfação de quem quem veio para Não-Me-Toque – avaliou.

A próxima e última cavalgada do ano ocorre em lagoa dos Três Cantos, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Desde este ano, por decisão da comissão regional organizadora, os eventos vão ocorrer a cada dois anos, promovendo uma alternância entre cidades já que o número de municípios estava saturando o calendário com mais de um evento por mês.