20 de novembro de 2015 as 08:31 / Educação, Sem categoria

EMEF Ernesto João Cardoso inicia a implantação do Turno Integral até o 1º ano

Na noite de quarta-feira (18) às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso realizaram uma Assembleia de Pais para tratar assuntos referentes ao Calendário Escolar e a Proposta de Turno Integral para o Ano Letivo de 2016.

DSC08985Na oportunidade fizeram-se presentes a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Senhora Griselda Blau, o Presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno, a Equipe da SMECD, Secretários Municipais e vereadores.

A Diretora da Escola, Marina Marmitt deu as boas vinda aos pais e representantes da comunidade e passou a palavra para a Prefeita Municipal que explicou que a proposta de Turno Integral tem por objetivo qualificar ainda mais nossas crianças, auxiliando no seu desenvolvimento ao mesmo tempo em que é voltada a diminuir as taxa de reprovação com um acompanhamento mais próximo das atividades que são desenvolvidas pelos alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Senhora Griselda Maria Scholze Blau deu explicações gerais a respeito da Proposta de Turno Integral e a necessidade desta implantação para o cumprimento das exigências legais e expôs três propostas de modalidades de Turno Integral aos pais e presentes e afirmou que os pais teriam direito a votar na que fosse da sua preferência.

Pais estiveram votando na proposta que mais lhes agradava

As propostas apresentadas pela SMECD tiveram a seguinte votação:

PROPOSTA 1:    Jardim A e B ao 3º Ano
5 votos               7h 30min às 16h 30min

PROPOSTA 2:    Jardim A e B ao 3º Ano

3 votos               8h 30min às 17h 20min

PROPOSTA 3:    Jardim A e B ao 1º Ano

57 votos            7h 30 min às 17h 20min

2º ao 7º Ano

Manhã (7h 30min às 17h20min) ou  Tarde (13h 20min às 17h 20min)

Secretária Griselda apresentou as três propostas e esclareceu dúvidas dos pais

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto repassou o resultado aos presentes agradecendo a participação de todos nesta importante decisão, e que mostrou-se satisfatória. “A EMEF Ernesto João Cardoso assim como a comunidade de Não-Me-Toque só tem a ganhar com a proposta do Turno Integral, pois este é voltado para o aprendizado da criança em sua fase inicial, garantindo assim que a alfabetização aconteça da melhor forma, contribuindo para sua formação. Estaremos implantando o Turno Integral a partir do ano que vem na Ernesto João Cardoso nas turmas de Jardim A e B e primeiros anos como um piloto para posteriormente planejar a implantação em demais escolas da rede municipal como está previsto no Plano Municipal de Educação. Estaremos abrindo inscrições para o turno integral na educação infantil em outras escolas da rede, para que assim que o número mínimo de alunos seja atingido, possamos iniciar o projeto para implantação em demais escolas que manifestaram o interesse em também ter o Turno Integral”, salientou a Secretária Griselda Blau.

Houve uma grande participação dos pais que tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e optar pela proposta que mais lhes agradava, assim conjuntamente optou-se por uma alternativa que beneficiará sobremaneira a aprendizagem dos alunos e as expectativas dos pais e da comunidade” comentou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.