10 de novembro de 2015 as 07:46 / Educação, Sem categoria

Escola em Turno Integral é apresentada para diminuir taxas de reprovação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Não-Me-Toque tem como compromisso com a comunidade não-me-toquense oferecer um ensino de qualidade em um ambiente favorável a aprendizagem, formando assim jovens capacitados e preparados para grandes desafios. Pensando em proporcionar este ensino de qualidade, a Secretaria apresentou na manhã de segunda-feira (9) à Prefeita Teodora Lütkemeyer, ao Presidente da Câmara de Vereadores Ibanez Victor de Quadros, Secretários Municipais, Vereadores, Imprensa e representantes da comunidade escolar da EMEF Ernesto João Cardoso, a Proposta de Escola em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino.

Prefeita Teodora, Vereador Ibanez Victor de Quadros e Secretária Griselda Blau estiveram presentes com demais Vereadores e Secretários para conhecer a Escola em Turno Integral

A implantação desta Escola em Tempo Integral está prevista no Plano Nacional e Municipal de Educação, sendo estipulado como uma das metas o turno integral em no mínimo 50% das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública. Desta forma, a equipe pedagógica da SMECD está planejando iniciar a Escola em Tempo Integral de forma progressiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso com as turmas de Jardim A (2 turmas), Jardim B (2 turmas), 1º, 2º e 3º anos (1 turma) com uma carga horária de no mínimo 7 (sete) horas diárias.

Por que Implantar a Escola em Turno Integral?

Segundo levantamento feito através Censo Escolar, atualmente em Não-Me-Toque a taxa de reprovação de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental em 2013 foi de 29,3% e em 2014 de 17,10%, o que é preocupante e mostra que existe uma falha no sistema de aprendizagem atual.

Com a implantação do Turno Integral, os alunos receberão um acompanhamento mais próximo por parte dos educadores, auxiliando também com a oferta de atividades curriculares obrigatórias, sendo esta parte do Currículo Escolar. A Escola em Turno Integral é visa contribuir e melhorar o desenvolvimento social, cognitivo e humanizado da criança.

O modelo atual distribui 800 horas anuais em um mínimo de 200 dias letivos, já a nova proposta proporcionará aos alunos 1500 horas anuais, distribuídas também em um mínimo de 200 dias letivos. O horário proposto para a Escola de Turno Integral é de que os alunos iniciem as aulas às 9h e terminem às 16h30min, ampliando as atividades para o desenvolvimento integral do aluno.

Por que na EMEF Ernesto João Cardoso?

A escolha pela EMEF Ernesto João Cardoso se deu pelo fato da escola já estar trabalhando em turno integral com alunos da Educação Infantil e também por ser um bairro com uma demanda reduzida de alunos moradores do bairro até o 9º ano, evitando assim que um número grande de alunos seja transferido para outras escolas do Município, conforme quadro abaixo:

ANO Número de Alunos
4º Ano 5 alunos
5º Ano 8 alunos
6º Ano 9 alunos
7º Ano 4 alunos
8º Ano 3 alunos
9º Ano 2 alunos
TOTAL 31 alunos

A Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau esclareceu que não haverá o fechamento da escola e destacou a necessidade da implantação da Escola em Turno Integral. “Baseado nas estatísticas apresentadas pelo Município e que constam no Plano Municipal de Educação, a taxa de reprovação até o 3º Ano do Ensino Fundamental é alarmante. Estamos trabalhando desde já na implantação do Turno Integral para proporcionar aos alunos uma forma de melhorar o aprendizado, reduzindo assim o alto número de reprovação que vem acontecendo atualmente. Existe a necessidade urgente de iniciar a aplicação do Plano Municipal de Educação que foi construído e apresentado à comunidade em audiências públicas e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, pois há uma grande cobrança por parte da Promotoria Regional de Educação, para que as ações sejam tomadas dentro dos prazos estabelecidos.”

Houve um debate e troca de opiniões sobre o projeto apresentado, ficando constituída uma Comissão Representativa da Comunidade para tratar do assunto junto a SMECD, Administração Municipal e Câmara de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, estará apresentando a proposta aos pais na próxima quarta-feira, dia 18 de Novembro, às 19 horas em reunião no Auditório da Prefeitura Municipal.