Novembro Azul, mês de prevenção e cuidados com a saúde do Homem
Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar atividades de prevenção e conscientização sobre o Câncer de Próstata, alusivas à campanha nacional Novembro Azul.
Confira as atividades da Secretaria de Saúde:
- Sábado 14 de Novembro: Das 08 às 11 horas será realizado um dia de prevenção da diabetes com uma encenação na praça central;
- De 16 a 20 de Novembro: Semana de Conscientização da Saúde Masculina com realização de exames preventivos nas Unidades de Saúde.
- Sábado dia 21 de Novembro: Às 08:30 horas pedágio informativo alusivo ao Novembro Azul na Praça Central com mateada.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
– Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada 6 (seis) homens, 1 (um) é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
– Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
– Fatores de Risco
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
– Prevenção
Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.