05 de outubro de 2015 as 09:34 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Garantia de Qualidade, agroindústrias recebem o Selo Sabor Gaúcho

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar tem como objetivo possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, bem como contribuir para o desenvolvimento socioeconômico.

A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares vem se constituindo em uma importante alternativa de geração de renda no meio rural. Produtores utilizam a força de trabalho familiar e a matéria-prima própria, processando e comercializando sua produção, ficando assim independentes dos complexos agroindustriais, passando a serem os protagonistas do processo, atuando em toda a cadeia produtiva. Além disso, ocorre à descentralização e a diversificação da produção, promovendo o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e a oferta de produtos diferenciados e de qualidade à população.

Evento contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Tarcísio José Minetto

Pensando neste incentivo as Agroindústrias Familiares do Município de Não-Me-Toque, na tarde de sexta-feira (2), o Auditório da Prefeitura Municipal abriu suas portas para a Solenidade de Entrega do Selo Sabor Gaúcho. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Tarcísio José Minetto, da Prefeita Teodora Lütkemeyer, do Presidente da Emater/RS ASCAR Clair Tomé Kuhn, do Gerente Regional da Emater/RS ASCAR Carlos Alberto Turra, do Presidente da Câmara de Vereadores Ibanez Victor de Quadros, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, demais Secretários Municipais, Vereadores, Proprietários das Agroindústrias e familiares, comunidade não-me-toquense e imprensa

O uso do Selo Sabor Gaúcho faz parte do Programa de Agroindústria Familiar do Estado do Rio Grande do Sul. Como destacou o Secretário Minetto, o Programa Selo Sabor Gaúcho foi criado para possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primaria, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, bem como contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e estadual

Dentre os benefícios do programa podemos destacar alguns projetos importantes encaminhados para as Agroindústrias de Não-Me-Toque, projetos de créditos tanto na linha de FEAPER, quanto no PRONAF. Projetos de licenciamento ambiental para dois novos empreendimentos. E apoio à comercialização dos produtos das agroindústrias familiares em feiras, pontos de vendas da agricultura familiar e mercados institucionais. Também destacamos que o Munícipio foi beneficiado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo em quatro projetos, sendo uma embutidora de salame (R$10.000,00), dois kits de irrigação (R$ 24.000,00), parte de uma rede de água (R$ 40.000,00).

Produtos produzidos pelas Agroindústrias Municipais

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar, no município de Não-Me-Toque iniciou com a família Bini. Com ousadia e determinação a Agroindústria de Embutidos Bini, viu a possibilidade de crescer realizando feiras e eventos pelo Estado a fora, para isso surgiu à necessidade de incluir sua agroindústria no programa. Assim na Expodireto Cotrijal de 2013 a família participou do seminário de Agroindústria e lá recebeu o certificado de uso do Selo Sabor gaúcho.

Neste ato, estiveram recebendo o Selo Sabor Gaúcho as Agroindústrias, Embutidos Savadinscky, Panificados Savadinscky, Cachaçaria Strohhut Morangos Tsiga, e Embutidos Weber

Não-Me-Toque contamos hoje com seis agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal mais quatro agroindústrias de origem vegetal. “A produção agroindustrial voltada à agricultura familiar do município vem expandido, e a Administração vem trabalhando efetivamente no fomento destas agroindústrias que produzem produtos de qualidade para a mesa de nossas famílias”, comentou a Prefeita Teodora

Cachaçaria STROHHUT

Agroindústria Morangos Tsiga

Agroindústria de embutidos Webber

Agroindústria de Embutidos Savadinscky

Agroindústria de panificados Savadinscky.