28 de junho de 2012 as 16:11 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Abatedouro de Peixes Maurer e Schwantes é inaugurado no interior

A Agroindústria Maurer & Schwantes Ltda – Abatedouro de Peixes, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, dia 27, em Arroio Bonito. Caracterizada como uma agroindústria 100% familiar, o abatedouro de peixes é de propriedade dos casais Ademar e Ieda Maurer e Arcibaldo e Rosane Schwantes, que passaram a se empenhar na realização deste projeto em 2009, para agregar valor a seus produtos. Para executar tal projeto passaram a participar de diversos encontros de capacitação, realizados pelo município em parceria com o Sebrae.

Após três anos de dedicação, hoje a Agroindústria Maurer & Schwantes Ltda – Abatedouro de Peixes é uma realidade e possui todos os produtos industrializados e derivados dos peixes.  A matéria prima principal é a criação de tilápia, carpa e traíra, sendo 75% de produção própria e o restante fornecido por terceiros. Atualmente estão desenvolvendo parcerias com produtores de toda região no sistema integrado, que rendeu a distribuição de 200 mil alevinos em um ano.

Valorizando a iniciativa dos casais e prestigiando a inauguração da agroindústria, representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Emater, Sicredi, Banco do Brasil e outras tantas entidades e empresas, que de uma forma ou de outra participaram do desenvolvimento da implantação do abatedouro de peixes, estiveram presentes na ocasião.

Os proprietários agradeceram a participação de todos e em especial ao auxílio da equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que auxiliou e orientou quanto à criação do abatedouro, bem como incentivando os mesmos à participarem de cursos de capacitação. Também agradeceram a equipe da Secretaria de Obras, que realizou toda a terraplanagem do local onde foi construída a estrutura da agroindústria.

O prefeito Antônio Vicente Piva parabenizou a iniciativa dos casais e por eles não medirem esforços para a concretização da agroindústria. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, aproveitou o momento para entregar o Alvará de Licença para Localização e Funcionamento e o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Heller, entregou uma placa em homenagem à iniciativa, em nome da Câmara Municipal de Vereadores.