A arte do grafite ganha lugar no CEI
O Centro de Educação Integrada (CEI) recebeu na sexta-feira, dia 15, uma divertida oficina de grafite. Ministrada pelo artista porto alegrense Jackson Willian Brum, os grupos de 40 alunos, divididos em dois turnos, produziram dois painéis que passam a fazer parte da decoração externa do CRAS.
Jackson transferiu seu conhecimento sobre a arte a partir de uma pequena aula onde mostrou como são trabalhadas as formas de expressão a partir dela e, principalmente, a diferença entre ela e a pichação.
Segundo o artista, a grafitagem é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Mas, ao contrário do que muitos dizem, não é pichação, que por sua vez é vandalismo.
– O grafite é uma forma de arte que expressa sentimentos e manifestações sociais e por muitas oportunidades reflete a realidade das ruas – explicou.
Na parte prática os alunos puderam experimentar a sensação de criação e obervar o trabalho do artista. Juntos, eles produziram painéis com palavras chaves que representam os objetivos do projeto.