12 de junho de 2015 as 16:41 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Palestra sobre Código Florestal traz conhecimento para Agricultores

As programações do mês do Meio Ambiente que tem como foco a sustentabilidade, visando a conscientização e o cuidado com o Meio Ambiente iniciaram nesta semana, com a apresentação de uma peça teatral.  Nesta quinta-feira (11), com o apoio da Cotrijal, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais o auditório da Expodireto Cotrijal foi sede para a palestra sobre Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A palestra foi ministrada pelo engenheiro florestal e professor universitário Rafael Balbonitti. Os agricultores presentes participaram com debates podendo esclarecer diversas dúvidas, visto que agora os donos de imóveis rurais do RS terão de prestar informações sobre suas terras em sistema online, devido as exigências do novo Código Florestal.

Obrigatório na lei ambiental sancionada em 2012, os agricultores deverão seguir uma instrução normativa com a regulamentação do l (CAR) e dar início no registro das propriedades em todo o país. Só no Rio Grande do Sul cerca de 441 mil imóveis rurais deverão ser mapeados nos próximos dois anos, prazo estabelecido na legislação para realizar o trabalho.

O cadastramento funcionará de forma semelhante à declaração do Imposto de Renda. O produtor deverá acessar um sistema online, que conta com imagens de satélite adquiridas pelo governo brasileiro, e fornecerá três tipos de informações: da propriedade, da localização e do proprietário – como endereço e número de CPF ou CNPJ. O registro é gratuito, obrigatório e importante para o produtor, pois será um pré-requisito exigido, por exemplo, no processo a liberação de financiamentos.

Na teoria, o produtor poderá fazer o CAR pela internet, sem sair de casa, mas a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) está em negociações avançadas com entidades como Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e Emater para auxiliar os proprietários no trabalho. Finalizado o cadastramento será emitido um comprovante. A etapa seguinte será a análise dos dados, que ficará sob responsabilidade da SEMA.

Estavam presentes no evento o Secretário Municipal de Agricultura e Meio, Ivan César Machry; o representante da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Everaldo Quadros de Moura; Presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Nienow; Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Willibrordus Henricus van Lieshout; Secretários Municipais e agricultores.

“A palestra foi muito produtiva e várias dúvidas foram esclarecidas. O CAR é um processo trabalhoso ao produtor, mas com o auxílio das instituições e organizações públicas ficará mais fácil. Estaremos a disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance”, comentou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivan Machry.

Mais informações sobre o CAR podem ser acessadas no site www.car.gov.br.