01 de junho de 2015 as 16:31 / Assistência Social, Sem categoria

V Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente

Políticas públicas para crianças e adolescentes, este foi o assunto debatido na 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu na sexta-feira (29) nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Prefeita Teodora Lütkemeyer prestigiou e enfatizou a importância da Conferência

Constituindo um espaço legítimo e deliberativo, crianças e adolescentes, governos, sociedade civil, sistema de garantia dos direitos, entre outros, discutiram e definiram formas de mobilizar, implementar e monitorar as Políticas dos Direitos a Crianças e Adolescentes e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente no Município de Não-Me-Toque.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a conferência contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, do Vereador Alberi Valdir Kirst, da representante da OAB Nara Piccinini, Secretários Municipais, representantes de entidades, membros da comunidade e imprensa.

Antes das discussões acerca do assunto, os presentes assistiram a palestra da Professora Maria Solange da Costa Folchini, formada em licenciatura plena de letras, português e pós-graduada em leitura: teoria e prática pela UPF. Durante o evento também foram escolhidos os delegados que representarão o município na conferência estadual, que ainda não tem data marcada.

Os Delegados eleitos são:

– Representantes do Poder Executivo: Nádia Lagemann (titular) e Sílvia N. Loss (suplente);

– Representantes da Sociedade Civil:  COMDICA: Luciane Kissmann (titular) e Mircéia Kellermann (suplente) e Conselho Tutelar: Paulo Padilha (titular) e Vanda Görgen (suplente)

Para a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Conferência Municipal é um espaço amplo e democrático de discussão que permite identificar melhor o que deve ser priorizado pela gestão, além de permitir e estabelecer alguns pactos para se alcançar prioridades nas políticas públicas. “Somente dessa forma é que as políticas públicas irão garantir realmente os direitos das nossas crianças e adolescentes”, destacou a Prefeita.