21 de setembro de 2011 as 09:40 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Serviço de Inspeção Municipal recebe Fiscal do MAPA

Na última quinta-feira, dia 15 de setembro, o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Boher, esteve em Não-Me-Toque visitando o abatedouro municipal. A pedido da Secretaria Municipal de Agricultura, Boher veio prestar uma auditoria de orientação, com o intuito de instruir o município sobre o processo de adesão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Se o SIM cumprir com as exigências do MAPA, o abatedouro municipal poderá vender carne resfriada para qualquer município do país.

Na auditoria desta quinta-feira, Boher deu orientações sobre a parte estrutural e documental necessária para adesão ao processo. À tarde, junto com a equipe do SIM, o fiscal federal conheceu o abatedouro, onde acompanhou o abate de suínos. Segundo ele, Não-Me-Toque é um dos municípios melhor estruturado para aderir ao Sistema, dos quais já foram visitados.

Este é o primeiro passo de um importante trabalho a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura. Depois de concluída a primeira etapa, que é a certificação do abatedouro, o próprio SIM poderá auditar as agroindústrias locais para que as mesmas também façam parte do SUASA/SISBI e, com isso, vender seus produtos para qualquer município brasileiro. Vale lembrar que o SUASA/SISBI avalia se os serviços municipais de inspeção estão estabelecendo medidas higiênico-sanitárias nos estabelecimentos registrados no município. Atualmente, apenas três municípios do Estado têm este selo: Santa Cruz do Sul, Rosário do Sul e Erechim.