12 de agosto de 2011 as 11:10 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Incentivando as Agroindústrias, curso de capacitação é ministrado

Entre os dias 02 e 05 de agosto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SENAR, realizou um curso de capacitação para fabricação de embutidos e defumados de origem suína, em Invernadinha, na Agroindústria Savadinsky.

Com duração de quatro dias e voltado para pessoas vinculadas às agroindústrias e, também, para aqueles que querem abrir uma agroindústria neste ramo, o instrutor do SENAR, Paulo Aydos Moreira, fez questão de ensinar diferentes especialidades de embutidos e, principalmente, defumados para os participantes do curso.

Segundo o médico veterinário, Luiz De La Canal, que esteve coordenando os encontros por parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo principal era mostrar aos produtores de que existem diferentes maneiras de preparo e outras opções de fabricação de defumados e embutidos. “Participar de cursos como estes, que possibilitam aprimorar a técnica de produção, além de ensinar diferentes formas de preparo dos produtos de origem suína, só vem a agregar benefícios para quem tem agroindústria”, ressaltou De La Canal, frisando, ainda, que este é o objetivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: qualificar as agroindústrias.

No encerramento do curso houve degustação dos produtos fabricados durante os quatro dias. Além do instrutor, coordenador e dos 10 participantes, o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, estiveram presentes. Os representantes do Governo Municipal destacaram a importância de ações como esta, no incremento e desenvolvimento das agroindústrias do município. Também agradeceram a Vilson Savadinsky por ter disponibilizado o local para o curso, bem como a Alcides De Carli, por ter doado a carne suína para a produção dos defumados e embutidos durante o mesmo.