04 de agosto de 2011 as 15:25 / Desenvolvimento, Sem categoria

Não-Me-Toque será palco de intercâmbio de conhecimento durante o APSul América

São grandes as expectativas para o 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul América), que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no parque da Expodireto Cotrijal. E mesmo antes do evento começar, o sucesso já é garantido pela repercussão que o mesmo vem adquirindo.

O termômetro foi medido durante o 10º Congresso Internacional de Agricultura de Precisão e 5ª Exposição de Máquinas Precisas, que ocorreu durante os dias 13, 14 e 15 de julho, na Argentina. O analista de produção da Cotrijal, Leonardo Kerber, esteve no evento e garante que há grupos de diferentes países se organizando para prestigiar o APSul em Não-Me-Toque. “Há cerca de um ano e meio nós recebemos, aqui na Cotrijal, a visita de um grupo de argentinos, procurando saber mais sobre as pesquisas realizadas e tecnologias desenvolvidas no Brasil, voltadas à agricultura de precisão. Agora, quando estive na Argentina, participando do congresso internacional referente ao tema, os encontrei novamente e eles confirmaram presença em nosso evento” garantiu o analista de produção, destacando que nesta mesma oportunidade, foi confirmada a participação de uma delegação do Paraguai, enfatizando que pelo menos dois ônibus com produtores rurais e técnicos no assunto estarão no APSul.

“A nossa realidade é diferente da Argentina. Nosso clima e relevo não são iguais e, por este motivo, o desenvolvimento de nossas técnicas também difere, apesar de terem o mesmo objetivo, que é o aumento da produção sem a possibilidade de expansão da área cultivada. É justamente por este motivo que congressos – como este realizado na Argentina e o que estamos organizando em Não-Me-Toque – são tão importantes. Eles propiciam um intercâmbio de conhecimentos e informações, viabilizando novos desenvolvimentos tecnológicos e adaptação de técnicas já utilizadas” explicou.

Se para os argentinos e paraguaios a busca pelo conhecimento é fundamental, para os técnicos e produtores rurais brasileiros as informações também são preciosas, pois ainda são poucos os agricultores que utilizam a agricultura de precisão no país. Segundo dados da Cotrijal, apenas uma pequena parcela dos produtores da área de abrangência da cooperativa utilizam o ciclo completo e uma parcela um pouco maior está realizando alguma intervenção usando a agricultura de precisão. Comparado com dados da Argentina, este percentual é baixíssimo, uma vez que o país vizinho tem 55% do território produtivo mapeado e monitorado pela nova tecnologia.

O analista de produção da Cotrijal ressalta a importância de divulgar a agricultura de precisão, bem como buscar cada vez mais conhecimento neste setor. “Não temos mais condições de expandir a produção de grão de forma horizontal, utilizando mais terras. Daqui para frente vamos precisar desenvolver técnicas para produzir mais em espaços menores. E a agricultura de precisão é a tecnologia que melhor nos serve neste sentido” concluiu.

APSul América

Então, para ficar a par das novas tecnologias voltadas ao setor agrícola, participe do 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. As inscrições podem ser realizadas no site http://www.apsulamerica.net até o dia 15 de agosto, para aqueles que precisam de certificado ou que irão apresentar trabalhos. Outros interessados não necessitam de inscrição para participar do congresso. O evento contará com palestras, painéis e oficinas.

O APSul América é uma realização da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque, Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria, Cotrijal e conta com o patrocínio da Stara, Jan, Senar e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.