01 de julho de 2011 as 11:57 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Mais duas agroindústrias são inauguradas em Não-Me-Toque

A última semana do mês de junho começou de forma diferente para duas famílias de produtores rurais do município de Não-Me-Toque. Elas receberam o alvará do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Estes foram os certificados número 010/11 e 011/11, conquistados graças ao Programa Municipal de Apoio às Agroindústrias.

Na comunidade de Linha São Paulo, Idércio Schallenberg, proprietário da Granja Avícola Vale dos Pinheiros, começou a investir na agroindústria em dezembro de 2009, tendo como principal atividade a produção de ovos caipiras. Mensalmente são produzidas 1.600 dúzias, que já são comercializadas em feiras e mercados, além de destinadas à merenda escolar.

Idércio contou, em entrevista, que antes do apoio do governo municipal, havia pensando em abandonar a atividade, devido à irregularidade e a forma com que tinha que comercializar seu produto. “Sempre tivemos impasses burocráticos que quase nos fizeram desistir, mas graças ao apoio que tivemos da Administração Municipal, estamos aumentando as vendas. O que contribuiu muito para o desenvolvimento de nosso empreendimento, foi a utilização dos ovos na alimentação das crianças das escolas municipais” declarou.

Atualmente a propriedade possui 800 aves que produzem 55 dúzias de ovos por dia e que pode ser aumentada gradativamente. “Temos a intenção de aumentar a produção”, garante Idércio, complementando que o valor atual da dúzia de ovos é de R$ 2,00 e em respeito aos clientes, o valor não deve subir tão cedo.

O mais novo empreendedor de Linha São Paulo também garantiu a qualidade do produto. “Trabalhamos com galinhas que produzem ovos de qualidade, já que não passam por nenhuma ação que cause estresse. Elas vivem soltas entre o pátio e o pavilhão” explicou Idércio Schallenberg.

O outro alvará do Sistema de Inspeção Municipal foi entregue pela Administração Pública para a Agroindústria de Panificação Savadinscky, em Invernadinha, que iniciou suas atividades ainda em 2005, produzindo bolachas, tortas e cucas. Mensalmente são produzidas 150 cucas, 20 tortas e 20 quilos de bolacha. Seus produtos podem ser adquiridos em feiras e, a partir desta semana, também podem ser encontrados em Invernadinha, em local construído pelas proprietárias para a produção e venda.

Segundo Dalva Savadinscky, a produção de cucas cresceu muito. Desde a Expodireto, a família permanece até altas horas para poder atender ao grande número de clientes. “Temos condições de produzir até 200 cucas por dia e graças ao ritmo de vendas, já trocamos o forno a lenha que utilizávamos para assar as cucas, por um forno a gás”, revelou.

Prestigiando os novos empreendedores do município, estiveram presentes nas inaugurações o secretário de Desenvolvimento, Jair Kilp – que coordenou o programa de incentivo às agroindústrias, antes de ser criada a secretaria destinada à tal setor – também o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, o secretário de Finanças, Naor Kümpel, o presidente do Sindicato Rural de NMT, Willibrourdus van Lieshout, e o representante da Emater, Elemar Poersch. A primeira-dama e secretária de Saúde, Bernadete Piva, esteve participando da inauguração da agroindústria de Linha São Paulo, enquanto a secretária de Administração e Planejamento, Noeli Machry dos Santos, esteve presente em Invernadinha.

Para o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Johannes Maria van Riel, é de extrema importância que todas as agroindústrias sejam regularizadas. Assim, a população tem a garantia de que está consumindo alimentos saudáveis. “Sabemos da dificuldade que as famílias têm para regularizar suas atividades, por isto buscamos auxiliá-los de todas as formas”, enfatizou o secretário.