08 de junho de 2011 as 10:38 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Meio Ambiente em foco no mês de junho

Dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente organizou uma programação específica entre os dias 4 e 18 de junho, com o intuito de mobilizar toda a comunidade não-me-toquense.

O último sábado foi marcado pelo início das atividades, quando os membros do Departamento do Meio Ambiente coordenaram o plantio de mudas no Distrito Industrial, a fim de criar um cortinamento vegetal. A tarefa foi realizada pelos participantes do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente, que não se assustaram com os 4ºC que fazia no início da manhã e colocaram “a mão na massa” – ou melhor, na terra! Ao todo, 200 mudas de espécies nativas foram plantadas.

No sábado à tarde, um grupo formado por integrantes da Associação Cultural e Recreativa de Estudantes Universitários (Acreu), realizou panfletagem de folders da campanha “Meio Ambiente – Eu me preocupo!” que vem sendo desenvolvida pelo Poder Público. No material distribuído constam orientações quanto à destinação correta de resíduo sólido, incluindo pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Manoela Cielo, a equipe buscou distribuir os folders principalmente aos moradores de residências que ficam próximas a locais onde ocorre depósito irregular de lixo, nos bairros Industrial, Santo Antônio, Jardim e Arlindo Hermes.

No dia 11 de junho, próximo sábado, as atividades de panfletagem terão continuidade com a “Parada Ecológica”. Novamente, folders serão distribuídos para a população após as 13h30min. Desta vez, os pontos escolhidos para tal serão as faixas de segurança em frente ao Colégio Girassol, Banco Sicredi e empresa Caça e Pesca.

Para encerrar toda a programação, dia 18 de junho será realizado o Mutirão Ambiental Amigos do Meio Ambiente. A atividade, que será feita pelos integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com os estudantes da Acreu, terá o objetivo de promover ações de mobilização social visando mudanças de atitudes e a conscientização ambiental. Neste dia haverá a retirada do lixo depositado na perimetral e em um terreno particular do município.