27 de setembro de 2010 as 15:39 / Educação, Sem categoria

MÊS DE SETEMBRO NA EMEF SANTO ANTÔNIO

Experiências: A professora de Ciências, Tatiana Bertolo, realizou experiências com seus alunos de 6ª série, sobre fungos e bactérias. Os alunos fizeram o meio de cultura, em aula, utilizando tampas de margarina e gelatina (em laboratórios são usadas as placas de Petry com agar-agar). Então procuraram um lugar da sala como meio contaminado (chão, classes, lixeira, quadro, estojo), passaram um cotonete em um dos locais escolhidos e em seguida passaram na gelatina, fechando a tampa com filme plástico. Depois de uma semana, os alunos puderam observar nas suas tampas ou meios de cultura, o desenvolvimento de fungos que estavam presentes nos meios contaminados. Utilizaram lupas para melhor visualização. Através do trabalho puderam concluir que encontramos fungos e bactérias em diversos locais, em alguns com maior concentração, dependendo, entre outras coisas, da higiene e conservação do ambiente.

Semana da Pátria: as turmas hastearam e arriaram as bandeiras diariamente. Todas as séries trabalharam a letra do Hino Nacional.

Teve nesta semana apresentação de teatro da turma da 8ª série, orientados pela professora Riziele Guerra, na disciplina de Artes. Também com apresentações do 4º ano, referentes aos livros trabalhados para a Feira Municipal do Livro. Foram orientados pela professora Cristina Fritzen.

Semana Farroupilha: as turmas degustaram num dia o almoço típico carreteiro e no outro um delicioso café campeiro. Também roda de chimarrão e música típica nas salas de aula.

Projeto: "Poesia todo dia? Todo dia Poesia!": Os alunos do 5ª ano ensaiaram poesias de Vinícius de Moraes para apresentarem no Sarau de Poesias que ocorrerá no dia 8 de outubro. Os alunos que representarão a escola são: Amanda de Oliveira Pinheiro, Emoriel Oliveira Batista, Jordano Alves e Stefânia Taimara da Silva.

Semana do Trânsito: todas as turmas da escola participaram de palestras educativas sobre o tema. Os trabalhos foram coordenados pelo CFC Alto Jacuí, com a colaboração dos senhores Evaldo e Renato. As palestras ocorreram no dia 22/09.

Lojinha de Brinquedos: a turma do 4º ano, com a professora Giseli Sacks e do AEE( Atendimento Educacional Especializado), Rosane Dariva, organizaram uma aula diferente, onde os alunos puderam vivenciar o uso do dinheiro, com simulações de compra, venda, e troco. Foi um momento muito produtivo pois os alunos puderam aprender praticamente.