15 de julho de 2010 as 10:32 / Governo, Sem categoria

Implementação de um Aterro Sanitário, Central de Triagem e Compostagem

Mais um encontro foi realizado para tratar de alternativas para a destinação correta dos Resíduos Sólidos Urbanos. Se reuniram no dia 13 de julho, no gabinete do Prefeito de Tapera Ireneu Orth, a Secretária de Desenvolvimento de Tapera Délcia Maldaner, Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber, Vice-Prefeito Dionísio Wagner, Prefeito de Selbach Rudi Seger, Prefeito de Victor Graeff Paulo Lopes Godói, Prefeito de Não-Me-Toque Antônio Vicente Piva, Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, técnicos ambientais de cada município citado, como também o Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Tapera – ACIT – José Teodoro Kunzler e o Secretário Executivo do COMAJA João Chemmer.

Durante a reunião, a Bióloga Manoela Cielo apresentou a proposta para a implementação de um aterro sanitário, central de triagem e compostagem, com os dados levantados durante reuniões anteriores. A proposta do Projeto, elaborado pelo Biólogo Jackson Muller, é para um aterro sanitário, com capacidade de atendimento de demanda atual de 30ton/dia, com possibilidade de operação para 30 anos, estimando-se uma projeção de resíduos para 120ton/dia.

O sistema consiste da elaboração de estrutura compatível nas etapas de separação e triagem, gerando trabalho e renda para 30 pessoas, na fase inicial (1ton/trabalhor/dia), possibilitando o aproveitamento de 25% do total de resíduos recebidos, comercializáveis na forma de materiais recicláveis.

O projeto, ainda demonstra como o aterro sanitário irá tratar os líquidos e os gases produzidos durante o processo, assim como será realizado o aproveitamento dos compostos orgânicos. Estima-se que os volumes de rejeitos poderão ser drasticamente reduzidos com ações de educação ambiental e separação do lixo pelas comunidades.

Para investimentos no sistema de tratamento, compostagem com aterro sanitário, foram feitas estimativas, levando em conta a unidade de separação e triagem para 80 toneladas dias, compostagem acelerada para 50ton/dia, aterro de resíduos, nas quantidades atuais, podendo ser ampliados módulos de disposição final, ficando o valor total estimado em R$ 1.410,000,00 (hum milhão, quatrocentos e dez mil reais), ou o equivalente a 12 meses dos custos de disposição atual (R$115.800,00).

A ação regional é fundamental para a solução de problemas comuns, onde o custo individual para a busca de solução se torna pouco viável. A redução de custos de todos os envolvidos num prazo de 12 meses, deixando de ser "refém" das empresas e buscando a qualificação da gestão pública, a transformação da região num pólo reciclador, com a geração de trabalho e renda, proteção ao meio ambiente, com a reciclagem de materiais que hoje vão para aterro de resíduos, buscando a inovação na ação quanto a soluções integradas, demonstram a grande importância em se desenvolver esse Projeto, através de um consórcio em parceria com municípios próximos.

Visitas com Prefeitos e técnicos da área ambiental das Prefeituras envolvidas, serão realizadas em unidades onde esse tipo de trabalho já foi implementado, para assim se estudar a maneira mais adequada de se trabalhar essa questão que envolve a destinação adequada do lixo na nossa região.