Dia Mundial da Saúde
O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (MS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de
saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
Neste Dia Mundial da Saúde, veja como está a Saúde no Município de Não-Me-Toque, através da entrevista concedida pelo Prefeito Antônio Vicente Piva e pelo Secretário de Saúde Pedro Piva:
Qual a situação da saúde da população de Não-Me-Toque nos dias atuais?
Entendemos que Não-Me-Toque vive uma situação privilegiada dentre os municípios da região, haja vista a existência de grande número de médicos, de todas as especialidades, atendendo a população local. Temos também a felicidade de possuirmos 02 hospitais totalmente aparelhados, quer em equipamentos, quer em pessoal, com um elevado numero de leitos, que prestam um socorro imediato à população, tanto àquela que pode pagar pelos serviços quanto àquela que necessita de filantropia e beneficência, em razão de falta de recursos financeiros. Temos a sorte de estarmos a uma distância de 70 quilômetros do maior centro de saúde do interior do estado do Rio Grande do Sul, que é Passo Fundo, referência para todo o tipo de especialidade médica e ponto de localização da coordenadoria regional de saúde a quem somos agregados.
Como está funcionando a saúde pública no município de Não-Me-Toque?
Como co-responsáveis pelo SUS, a secretaria municipal de saúde garante o acesso de toda a população aos serviços de atendimento básico. Já aqueles serviços de média e alta complexidade, são encaminhados aos centros de referência, tais como Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Porto Alegre, que prestam atendimento mais complexo.
Como toda ênfase do SUS é dada à saúde preventiva, temos unidades de Saúde da Família, que visitam as casas em busca de realizar a prevenção da doença.
Na vacinação a saúde pública brasileira é reconhecida mundialmente e estamos livres da varíola, poliomielite e sarampo. Foi feita a campanha de vacinação da rubéola e proximamente estaremos realizando vacinas contra pneumonia e meningite C. Atualmente estamos vacinando contra a influenza (gripe) H1N1.
Tal vacinação está sendo feita por etapas, para aqueles que tem mais risco de desenvolver a forma grave da doença. Assim, vacinamos:
DE 22 DE MARÇO A 02 DE ABRIL – GESTANTES/ CRIANÇAS DE 6 MESES A DOIS ANOS/ DOENTES CRÔNICOS ABAIXO DE 60 ANOS (CARDIO, RESPIRATÓRIO, HEPÁTICO,RENAL, SANGUÍNEO,DIABÉTICO, IMUNODEPRIMIDO, OBESO MÓRBIDO
Assim vacinaremos:
DE 05 A 23 DE ABRIL – PESSOAS DE 20 A 29 ANOS
DE 24 DE ABRIL A 07 DE MAIO – PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS E OUTROS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
DE 10 A 21 DE MAIO – PESSOAS DE 30 A 39 ANOS
Onde é prestado a atendimento à população de Não-Me-Toque?
Por meio de 07 postos de saúde, sendo 06 na cidade e um no interior. Temos atendimento médico semanal, e de enfermagem e nutricional, mensal, também nas localidades de São José do Centro, Bom Sucesso e Arroio Bonito.
Possuímos duas equipes de Saúde da Família, estabelecidas nos Bairros Santo Antonio/ Industrial e Jardim e pretendemos neste ano criar mais uma equipe de saúde da família, desmembrando o Bairro Industrial e incorporando a Vila Nova ao posto da Santo Antonio. Criaremos um posto específico para os Bairros Industrial, Canela Doce, Alzírio Roos , São João e Ioris.
No posto Central são marcados os exames de média e alta complexidade, prestados fora do município, e são agendadas as viagens para estes locais. Para isto contamos com 02 ambulâncias e duas vans, bem como dois carros pequenos para o posto central e bairros.
Pretendemos adquirir mais veículos, para melhorar cada vez mais o transporte, haja vista a demanda sempre crescente de busca de novos atendimentos.
Como funciona o atendimento ao público fora do horário normal dos postos?
A partir do ano de 2009 foi criado pronto atendimento de urgência e emergência diário noturno durante a semana e diuturno durante o final de semana. Inicia, de segunda às quintas feiras, das 19.00 horas e termina às 7.00 do dia seguinte. Nas sextas inicia às 19.00 horas e termina às 7.00 horas de segunda feira.
É feito nos dois hospitais, alternadamente, conforme calendário pré-fixado, com médicos contratados pelos hospitais, que recebem repasse do Município para seu pagamento, além de materiais e medicamentos de primeira necessidade em emergência. Estes locais constam do site do município.
A partir deste ano de 2010, mais dois municípios, Colorado e Victor Graeff, aderiram ao pronto atendimento médico de emergência e suas populações já estão sendo atendidas.
Quem realiza o pagamento deste pronto atendimento?
Tal atendimento é totalmente pago pelo município de não me toque, sem nenhuma verba estadual ou federal. Com a adesão de Victor Graeff e Colorado, estes dois municípios contribuem com os hospitais, com valor determinado em razão de sua população.
No ano de 2009 foi gasto pelo município, com o pronto atendimento, a soma de R$328.530,00, que representa 10,6% do total gasto em saúde pelo município.
Este valor representa 3 vezes mais do que o estado do RS gastou em saúde com não me toque o ano inteiro de 2009 (R$111.992,50).
O município possui também laboratório próprio?
Possuímos laboratório próprio que realiza 38 tipos de exames diversos (sangue, urina, fezes, escarro, etc), onde o governo federal contribui como pequena parcela da despesa, sendo o restante bancado pelo governo municipal. Em 2009 foram realizados 32.126 exames, desde o simples de urina até o de HIV.
Cite o número de viagens realizadas e quantos pacientes foram transportados em 2009?
Podemos dizer que fizemos a média de 03 viagens diárias durantes todo o ano de 2009 e transportamos uma média de 26 pacientes / dia. (1.073 viagens /9.299 pacientes).
Em percentuais, quanto o município, o estado e a união gastam em saúde com Não-Me-Toque?
Com o total aplicado em saúde em 2009, em Não Me Toque, o estado do Rio Grande do Sul gastou 2,8% / a União 20,6% e o município 76,6%.
Quais os programas desenvolvidos pela secretaria municipal de saúde
Programas
A Secretaria de Saúde e Meio Ambiente realiza semanalmente os seguintes cursos, grupos, programas e ações de Saúde Preventiva:
Programa Saúde da Mulher
- Grupo de Gestantes
- Exames Preventivos de Câncer de Colo Uterino e Mamas
- CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento – para portadores de DST’s)
Programa Preventivo De Saúde Oral
Envolvendo 07 escolas da rede municipal e 02 escolas de Educação Infantil
Grupos de Hipertensos e Diabéticos
11 Grupos
Programa de Vigilância Epidemiológica
- Controle da Tuberculose
- Eliminação da Hanseníase
- Setor de Imunizações
- Teste Básico do Pézinho
- Doenças de Notificação Compulsória
- Controle da Dengue
Programa de Vigilância Sanitária
- Controle do Borrachudo
- Controle da Doença de Chagas, da Raiva Canina, etc.
- Controle e Vigilância da qualidade da Água para consumo humano;
- Cadastramento de estabelecimentos industriais ou prestadores de serviços;
- Fornecimento de Alvarás para comércio de alimentos e outros;
- Investigação de doenças veiculadas por Alimentos;
- Anti-ratização;
- Vistorias e fiscalizações feitas pelo Setor de Vigilância Sanitária.
Outros
- Programa de Próteses Bucais
- Programa de Reeducação Alimentar
- Programa de Assistência Farmacêutica Básica Saúde da Criança
- Programa de Agentes Comunitários de Saúde – Pacs
- Programa Saúdeda Família – PSF
- Pronto Atendimento Médico nos Hospitais
- Programa de atendimento à familiares de drogados e egressos de internação.
Além desses programas são realizadas visitas domiciliares, terapia de grupos, palestras para componentes do Programa Família Integrada e sobre Vigilância Sanitária; palestras em empresas e atendimento em locais de festas e eventos, com ambulâncias e enfermagem.