19 de março de 2010 as 12:19 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

2º Fórum Florestal RS

Aconteceu no dia 18 de março, no auditório central do parque da expodireto cotrijal, um debate sobre legislação ambiental e desenvolvimento florestal.

O evento organizado pela EMATER contou com a presença ilustre do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado. Ainda participaram o presidente da Emater, Mário Nascimento, o Secretário Estadual da Agricultura, João Carlos Machado, a diretora técnica da Emater, Águeda Mezzomo, Prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, Vice Prefeita Teodora Lütkemeyer e do presidente do Legislativo do município, Valdir Kirst.

Durante sua palestra, o Secretário Berfran destacou a importância da ética e da responsabilidade ambiental, frente ao desenvolvimento sustentável e também o avanço do Estado com as questões ambientais, onde Não-Me-Toque, soma-se aos 250 municípios capacitados, conforme Resolução do CONSEMA nº 102/05, enquanto apenas 100 cidades fazem isso no restante do país.

O evento ainda contou com os palestrantes Ilvandro Barreto de Melo, da Emater e o Presidente da Associação Gaúcha de Empresas e Florestas, Engº Florestal Leonel Menezes.

Hoje, a secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município, tem como Secretário Jair Kilpp e está representada pela Bióloga Manoela Cielo, Engenheiro Florestal Diogo Adriano Barboza, Fiscal Roberto Barboza e pelo estagiário de Engenharia Ambiental Martin Eduardo Von Frühauf. Além dos trabalhos de licenciamento e fiscalização, a secretaria também desenvolve projetos de educação ambiental, como também faz parte do projeto Árvore é Vida, lançado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.