Não-Me-Toque conquistou o Selo Bronze na certificação Município Amigo da Vacina, reconhecimento concedido aos municípios que alcançam as metas de cobertura vacinal estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde.
A certificação considera os índices de vacinação alcançados em 2025, com base na cobertura vacinal de três imunizantes do calendário básico infantil e adolescente: Pentavalente, Tríplice Viral e HPV.
O resultado foi impulsionado por um marco histórico para o município. Pela primeira vez desde a inclusão da vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação, em 2014, Não-Me-Toque alcançou a meta de cobertura vacinal desse imunizante, registrando 97,86% de cobertura entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
A Secretária Municipal de Saúde, Liliane Erpen, destacou que a conquista é resultado do trabalho contínuo e do comprometimento das equipes da Secretaria de Saúde.
“Essa certificação é fruto do trabalho incansável dos profissionais da saúde, especialmente das equipes da Sala de Vacinas, Imunizações, Vigilância Epidemiológica e demais servidores da Secretaria de Saúde. Graças a esse esforço conjunto, conseguimos atingir as metas de cobertura vacinal contra o HPV”, ressaltou.
O alcance da meta foi resultado de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo do ano. Entre elas, destacam-se a realização do Dia D de Vacinação contra o HPV e a aplicação do imunizante nas escolas das redes municipal, estadual e privada, mediante autorização dos pais ou responsáveis. As iniciativas ampliaram o acesso à vacina e contribuíram para aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o Papilomavírus Humano, infecção sexualmente transmissível associada a diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de colo do útero, além de tumores que acometem o sistema reprodutor masculino.
A solenidade de entrega da certificação ocorreu no auditório do Ministério Público, parceiro do Estado na iniciativa, e contou com a presença da Secretária Estadual da Saúde,Lisiane Wasem Fagundes, do Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, e de outras autoridades.
Não-Me-Toque esteve representado pela Secretária municipal de Saúde, Liliane Erpen, acompanhada pela equipe da Sala de Vacinas: Renata Pietro Kraemer, Cíntia de Oliveira Schu e Márcia de Walle.
A conquista reforça o compromisso de Não-Me-Toque com a prevenção e a promoção da saúde, evidenciando a importância da vacinação para a proteção da população e para a construção de uma comunidade cada vez mais saudável.
