A Administração Municipal realizou, no dia 24 de novembro de 2025, uma reunião com comerciantes locais para discutir a crescente preocupação relacionada à garantia da venda segura de alimentos no município. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no auditório da ACINT e reuniu representantes do comércio para alinhar medidas de fiscalização, orientar sobre práticas adequadas e reforçar a importância da regularização no setor alimentício.
Durante a reunião, foram apresentadas ações que já estão sendo desenvolvidas em todo o Estado para fortalecer o controle sanitário e garantir maior segurança aos consumidores, além de ouvir as demandas e esclarecer dúvidas dos participantes.
A procedência dos alimentos é um dos pilares da segurança alimentar e garante que o consumidor receba produtos de qualidade, livres de riscos à saúde. Verificar o prazo de validade e optar por alimentos inspecionados por órgãos oficiais também são medidas essenciais para evitar contaminações, intoxicações e outras irregularidades que podem ocorrer no comércio informal.
O encontro contou com a presença das equipes municipais de fiscalização dos setores de inspeção, vigilância sanitária, tributação e indústria e comércio, além dos secretários municipais Paulo Júnior Gomes da Silva e Liliane Erpen. A palestra foi conduzida por Alessandra Lopes Goelzer, médica-veterinária e Fiscal Estadual Agropecuário nas Inspetorias de Defesa Agropecuária de Não-Me-Toque e Panambi, responsável pelo SIE 172 e integrante do grupo técnico de Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado.
Texto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário e Lazer | Fotos: A Folha
