O mês de outubro reforça a importância do cuidado com a saúde e da realização regular de exames preventivos.
Em relação ao câncer de colo do útero, neste ano foram realizadas 274 coletas do exame preventivo. Destas, 25 apresentaram alteração nos resultados: 22 casos indicaram lesões pré-cancerígenas, possibilitando o tratamento precoce, e 2 casos foram de lesões de alto grau, caracterizadas como neoplasia maligna do colo do útero, ou seja, câncer.
Esse índice é semelhante ao registrado no ano anterior (2024), quando houve 21 casos de lesões pré cancerígenas, dos quais 4 evoluíram para câncer.
Durante todo o ano, os exames preventivos do colo do útero estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No mês de outubro, as ações foram intensificadas, com atendimentos realizados também aos sábados, ampliando o acesso das mulheres ao serviço. Como resultado, foram realizadas 227 coletas de exames preventivos no período.
Outro foco da campanha Outubro Rosa é o câncer de mama. Em outubro, foram registradas 211 solicitações de mamografias. Somente em 2025, já foram confirmados cinco casos de câncer de mama em mulheres com idades entre 39 e 50 anos.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2024 foram realizadas 22 consultas em cirurgias de mama na oncologia, em 2023 foram 12, e em 2022, 13 pacientes passaram por atendimento nesta especialidade.
A Secretaria reforça que a prevenção não deve se restringir apenas ao mês de outubro e sim deve ser feita durante todo o ano, as mulheres podem realizar a coleta de exames preventivos e solicitar a mamografia em sua UBS de referência.
