Abordar temas como o desenvolvimento de uma consciência fiscal, social, coletiva e cidadã é uma necessidade desde cedo. Na tarde de quinta-feira (3), aproximadamente 430 alunos, do 3º ao 9º ano, participaram de uma palestra músicada intitulada “Sapiência e Enrolado”.
A palestra tem como base o livro “Sapiência e Enrolado” e foi ministrada pelo autor Rodrigo Munari, que mistura informação, música e interação com os estudantes. O primeiro contato dos alunos com a obra literária aconteceu durante as aulas, quando a temática foi trabalhada e resultou em diversos trabalhos, os quais foram expostos no local.
O livro narra a história de duas cidades: uma possui um sistema de impostos e organização, enquanto a outra não. Usando essa comparação, a palestra e o livro abordam a importância dos tributos para um município.
A ação integra o Programa Estadual de Educação Fiscal – “Aprendendo a ser cidadão”, promovido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SeFaz RS), e dialogou com os alunos sobre a importância da Nota Fiscal Gaúcha e dos tributos.
A palestra contou com a presença da Secretária de Administração, Joselaine Dillenburg, do Secretário de Finanças, Fernando Alberton, do Delegado da Receita Estadual, Rogério Biongo, da Analista Tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, e da Fiscal Tributária Municipal, Rafaela Dal Sant.