20 de maio de 2024 as 14:12 / Sem categoria

APAE celebra 50 anos com Jantar Baile

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Jesus de Nazaré de Não-Me-Toque celebra neste ano 50 anos. O cinquentenário foi comemorado em um Jantar Baile no último sábado, dia 18 de maio, no Clube União. Prestigiaram o evento, o Prefeito Gilson dos Santos; o Vice-Prefeito, Gilson Lari Trennpohl; a Secretária de Administração e Planejamento, Noeli Veronica Machry Santos; o assessor Jurídico, Douglas Pellenz; a Presidente da Câmara de Vereadores, Vanise Fritzen da Silva; empresas parceiras; colaboradores, convidados e imprensa.

A solenidade iniciou com a apresentação de um vídeo institucional da APAE. Na sequência, a diretora da entidade, Mirceia Goettems Kellermann fez seu pronunciamento agradecendo de forma especial todas as pessoas e empresas que contribuem com a APAE e também aos colaboradores que são pessoas escolhidas para trabalhar com alunos especiais. O Vice-Prefeito, Gilson Lari Trennepohl falou em nome do Prefeito Gilson dos Santos e enalteceu a história da APAE e a atenção que o Poder Público sempre deu à educação especial.

Durante o cerimonial, as pessoas e empresas parceiras da APAE também foram homenageadas com um mimo produzido pelos alunos. Por fim, o aluno Euzébio que completa 50 anos de APAE entrou com o bolo ao som dos parabéns entoado pelo público que lotou o Clube União.

Saiba um pouco mais sobre a APAE: A saga de uma mãe determinada a lutar por mais saúde e bem estar para o seu filho deu inicio a história da APAE de Não-Me-Toque. Por muito tempo, Hilda Zuffo viajou para várias cidades em busca de aprendizado, alternativas e um atendimento apropriado para o seu filho. Em meio a esta jornada descobriu que se conseguisse reunir 12 crianças estaria apta a abrir uma unidade da APAE no Município.

Retornando à Não-Me-Toque iniciou a sua busca. Durante a peregrinação ouviu muitos nãos, mas Hilda não desistiu. Continuou indo nas casas, conversando, conscientizando, transmitindo tudo o que viu e aprendeu nos centros maiores.

Outra mãe, Terezinha Fritzen se uniu a ela. Em 03 de agosto de 1973 conseguiram formar a primeira turma com 12 crianças. Em 19 de maio de 1974, a APAE foi oficialmente fundada. Em 1976, para a construção da primeira sede, o Solano cedeu uma parte do seu terreno, a Prefeitura Municipal doou o material e um grupo de pessoas da comunidade se encarregaram da mão de obra.

Em 1981, a Prefeitura Municipal doou o terreno para a construção da segunda sede e através de eventos e doações, conseguiram recursos para a realização da obra.

Em 2022, a APAE mudou-se para a atual sede e em dezembro de 2023 a obra foi concluída e inaugurada. O terreno foi doado pela empresa Stara. A obra foi concluída com recursos da venda da sede antiga para a Prefeitura e Câmara de Vereadores, com emendas parlamentares, doações de materiais para construção, prestações de serviços e de valores em dinheiro. Muitas empresas e pessoas físicas contribuíram com destinação do imposto de renda já que parte da obra foi realizada através do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.